O troço de quatro quilómetros, entre Alimonde e Carrazedo, do antigo traçado da Via XVII feita pelos romanos e que ligava Portugal e Espanha, foi percorrido, 2000 anos após a sua construção, por um grupo de caminheiros de Bragança.

A calçada foi alvo de uma limpeza e recuperação, ontem inaugurada, e vai ser transformada num percurso pedonal. Trata-se do primeiro troço daquela via que atravessa o concelho a ser recuperado ao abrigo do Vias Augustas, um programa de cooperação transfronteiriça que prevê a criação de um itinerário cultural aproveitando as antigas estradas romanas.

A acção abrange 18 cidades e vilas de Portugal e Espanha. Aquela via, com uma extensão de cerca de 800 quilómetros, é a mais antiga do Noroeste peninsular e poderá ser novamente percorrida.

O Projecto Vias Augustas, iniciado em 2003, está orçamentado em 1,2 milhões de euros e termina do final deste ano. No seu âmbito os municípios, em colaboração com as universidades de Santiago de Compotesla e Viseu, desenvolveram várias acções, designadamente o estudo e delineamento do traçado, inventariação do património histórico-geográfico, criação de um logótipo e de uma pagina Web acerca do itinerário, sinalização do trajecto já homologado e registado como Percurso Pedestre de Grande Rota.

Jorge Nunes, presidente da Câmara Municipal de Bragança, espera que a via militar venha a ter o mesmo sucesso que o troço dos Caminhos de Santiago.



PARTILHAR:

Em 2006

Até 26 deste mês