A aldeia de Rio de Onor, em Bragança, será palco de 20 a 22 de julho, pelo segundo ano consecutivo, de um festival de verão com entrada gratuita que pretende promover o mundo rural e aproximar os jovens das tradições e cultura ancestral.

 

A aldeia de Rio de Onor, em Bragança, será palco pelo segundo ano consecutivo de um novo festival de verão que pretende promover o mundo rural e aproximar os jovens das tradições e cultura. Assim, entre 20 e 22 de julho, estão previstas atividades culturais, experiências gastronómicas e atividades desportivas, culturais e recreativas.

Este é o segundo ano que a autarquia apoia o Festival D`Onor, nesta edição com uma verba de 2500 euros e todo o apoio logístico necessário à concretização do mesmo. “Para além disso, o município elaborou o plano de segurança do festival e foi criado um espaço para estacionamento onde caberão entre 100 a 120 viaturas”, revelou o vereador da autarquia brigantina, Miguel Abrunhosa, até porque, notou-se, em 2017, “algum constrangimento no que concerne ao estacionamento”.

Já o principal responsável pela organização do festival, a cargo da Associação Montes de Festas, decidiu destacar, em pleno dia de apresentação do evento em Rio de Onor, as “muitas novidades” do “ponto de vista cultural, musical e recreativo” que marcarão, indubitavelmente, a edição de 2018. “Destaco o balão de ar quente no sábado, a ronda das adegas também no sábado, campismo, música ao vivo, um pacote de refeições comunitário e teremos logo na noite de sexta uma atividade pioneira que é o baile do gaiteiro”, sublinha David Vaz, confiante de que esta edição tem tudo para correr ainda melhor que a do ano transato.

O Diário de Trás-os-Montes esteve, ainda, à conversa com um habitante de Rio de Onor que nos revelou a importância deste tipo de eventos para uma aldeia como a sua, situada no interior norte do país e que faz fronteira com Espanha. “O ano passado, apesar de ter sido o primeiro ano, foi um exemplo de festival e mesmo a organização não esperava ter esta quantidade de pessoas”, recorda Alexandre Preto, frisando que foram cerca de “5 mil as pessoas que passaram aqui na nossa aldeia pequena, mas maravilhosa”.

Nascido em 1945, este ancião garante que a sua aldeia é “acolhedora”. “Eu gosto e todos gostamos que venha cá gente à nossa aldeia. Os que cá estamos, já somos poucos e queremos é que venha gente para cá para dar um impulso a esta aldeia que merece tudo”, defende Alexandre Preto que, no alto dos seus 73 anos, sustenta que o facto de Rio de Onor ter sido eleita uma das 7 Maravilhas de Portugal foi, não só bom para a aldeia em si, mas também para todo o concelho de Bragança e, inclusive, para a própria região transmontana.

 

A segunda edição Festival D’Onor que começa já hoje para terminar domingo conta com o apoio da população da aldeia, da associação local e de diversas entidades, públicas e privadas, da região

 

Assim, ao longo dos próximos três dias, a começar já hoje, os festivaleiros poderão desfrutar de paisagens únicas e observação da fauna e flora local, através da realização de atividades desportivas como o Passeio Pedestre Enzonas, no Parque natural de Montesinho, uma das mais emblemáticas Áreas Protegidas da Península Ibérica. Outra atividade a destacar é o Passeio de Automóveis Antigos e Desportivos, um evento para os amantes dos carros clássicos e desportivos que inicia com um percurso citadino pelo Centro Histórico de Bragança, seguindo em direção à Puebla de Sanabria, terminando o seu percurso na aldeia de Rio de Onor.

A homenagem a Juan Prieto Ximeno será outro dos momentos altos deste evento, onde será dada a conhecer a sua importância como gaiteiro de referência da zona da Alta e Baixa Lombada, em Bragança, procurando perpetuar o seu legado e o seu trabalho musical ao longo dos tempos. Neste sentido, o Festival D’Onor contará com a presença de vários músicos e grupos de gaiteiros (de Portugal e Espanha), que têm Juan Prieto Ximeno como uma inspiração e animarão o evento.

Dentro das atividades culturais, está prevista a Ronda Cultural e das Adegas, composta por momentos musicais e de lazer, com uma visita guiada pela aldeia, onde os habitantes locais serão os protagonistas que acolherão todos os festivaleiros, não só nos espaços comunitários, mas também nas suas adegas particulares.

 

Balão de ar quente no sábado, a ronda das adegas, campismo, música ao vivo, refeições comunitário e o baile do gaiteiro, entre muitas outras atividades, farão as delícias dos milhares de festivaleiros esperados entre hoje e domingo

 

Relativamente às atividades recreativas, as noites do festival serão animadas com concertos de música pensadas para todas as faixas etárias, aliando a música tradicional com um estilo mais contemporâneo. Os grupos musicais serão, todos eles, provenientes de Portugal e Espanha. Destaque para o dia 20, em que se realiza a apresentação do livro “Cancioneiro da Gaita-de-Foles”. A prática da gaita-de-fole em Portugal é bastante antiga e o património imaterial musical associado a este instrumento é transversal à história da música portuguesa. Com o objetivo de perpetuar este património, a Associação Portuguesa para o Estudo e Divulgação da Gaita-de-Foles, reuniu, nesta publicação, um conjunto de cem temas da tradição gaiteira. De seguida, pelas 22h00 decorrerá o Baile do Gaiteiro, um espaço de convívio entre gaiteiros de toda a região, proporcionando um ambiente festivo como os antigos terreiros de baile, muito comuns em tempos antigos nas aldeias.

Durante todo o evento, em que a entrada é gratuita, os visitantes poderão ficar instalados no Parque de Campismo Local, onde o camping terá um custo meramente simbólico, ou nas várias unidades hoteleiras rurais e da cidade (a pouco mais de 20 km). A alimentação será garantida durante todo o festival, onde a gastronomia local promete conquistar todos os festivaleiros, a preços acessíveis.

Em suma, a segunda edição do Festival D’Onor prevê atrair um elevado número de turistas a esta região do país e manter o sucesso da edição anterior, em 2017, que contou com a visita de cerca de 5 mil pessoas.  

 

Programa Festival D’Onor 2018:

 

SEXTA-FEIRA (20/07):

 

18h30 - Apresentação do Livro: “Cancioneiro da Gaita-de-Foles”

20h00 - Jantar Comunitário

22h00 - Baile do Gaiteiro [Centro da aldeia]

00h00 - DJ Gaiteirinho [Música Tradicional/Contemporânea]

 

SÁBADO (21/07):

 

08h00 - Passeio Pedestre Enzonas

13h00 - Almoço comunitário

16h00 - Ronda Cultural e das Adegas

18h00 - Yvette Band

20h30 - Jantar comunitário

21H30 - Tejedor [Música Tradicional]

00h00 - Zíngarus [Música Tradicional/Contemporânea]

01h30 - DJ Kapnoc [DJ Local]

 

DOMINGO (22/07):

 

09h00 - II Passeio de Automóveis Clássicos e Desportivos [Saída da Cidade de Bragança, visita

a Puebla de Sanábria e chegada a Rio de Onor]

13h00 - Almoço comunitário

15h00 - Homenagem ao gaiteiro Juan Prieto Ximeno [Grupos de Gaiteiros - Portugal e Espanha]

20h30 - Jantar comunitário [Encerramento]

             22h00 - DJ V’Guess [DJ Local]

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Mais de 250 artigos contrafeitos apreendidos em Mirandela

Comando da GNR de Bragança abriu as portas a mais de 900 crianças