São cerca de 16 quilómetros em que o interface de Peso da Régua com o rio Douro será reforçado, graças aos planos da autarquia, que pretende «apostar numa linha de futuro para a área ribeirinha do município, entre Caldas do Moledo e Covelinhas», revelou ao JN, o vereador do Ambiente, Mário Montes.

A estratégia inclui cinco planos de pormenor Caldas do Moledo, Covelinhas, área da Milnorte (Bagaúste), parque ribeirinho e zona ribeirinha. Tudo num \"corredor\" que inclui, já, um cais fluvial comercial, dois cais fluviais de recreio, um aproveitamento hidroeléctrico, dois planos de água de potencial desportivo e uma via-férrea paralela ao rio, sem esquecer os próprios aglomerados populacionais, como a cidade em si e as localidades de Caldas do Moledo e Covelinhas, na ponta poente e nascente, respectivamente, bem como a foz do afluente Corgo.

Em Caldas do Moledo (Fontelas), uma localidade que outrora foi um pólo turístico de grande valor, mas cujo património edificado mais interessante, está hoje, em parte, em ruínas, \"a Câmara pretende conseguir apoio financeiro para a recuperação de alguns edifícios, como o antigo casino, o hotel e o palacete, assim como a reabilitação do troço viário que atravessa a localidade, arranjo do espaço público e recuperação do próprio parque das termas\", acrescentou o vereador.

Na antiga fábrica da Milnorte, que vai ser desmantelada, poderá ser instalado um equipamento turístico alargado a cerca de dez hectares envolventes, \"com instalações de apoio à actividade turística, criação de acessos viários e pedonais, um parque de estacionamento adequado, também, às necessidades da pista de remo, entre outras coisas\", revelou, ainda.

De Bagaúste a Covelinhas será criado um passeio ribeirinho e instalados equipamentos de lazer e de restauração com esplanadas, e ainda um parque de estacionamento nas imediações da estação ferroviária. Far-se-á, também, o arranjo paisagístico entre os espaços edificados e a albufeira, que \"consolidarão o carácter pitoresco da aldeia\".



PARTILHAR:

No Crastoeiro

Turistas com forte poder de compra