Em prol do “fair play”, os vencedores do Torneio de Futsal Interbairros cederam o seu prémio à equipa dos Índios que pôde, assim, ver um jogo do Benfica e, após o apito do árbitro, conviver com Pizzi no relvado.

 

A União de Freguesias da Sé, Santa Maria e Meixedo organizou a partir do dia 19 de maio a primeira edição do Torneio de Futsal Interbairros de Bragança com a intenção de promover a prática desportiva e o convívio entre atletas de várias idades. Apesar de haver troféus de participação para as doze equipas participantes, a vencedora iria assistir a um jogo de futebol de um dos considerados “três grandes”. Ou seja, Porto, Benfica ou Sporting.

Esse era o compromisso da organização. No entanto, a equipa que se sagrou vitoriosa no final do torneio, a Avenida Brigadeiro Figueiredo Sarmento, decidiu por bem ceder o prémio a que tinha direito a uma outra formação. Não só pelo seu comportamento, mas pela sua conduta ao longo do torneio, o exemplo que deram e, sobretudo, pelo "fair play",

“No dia da entrega de prémios, estava eu a fazer a palestra e afirmei existir uma lacuna na organização, pois não havia prémio fair play. Pois se houvesse, eu entregaria esse prémio sem pestanejar sequer à equipa dos Índios”, recorda o presidente da União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo (UFSSMM), referindo-se à equipa do Bairro da Mãe d` Água. “Enquanto ainda estava a falar, a equipa vencedora fez-me chegar a informação de que abdicava desse prémio e que o oferecia à equipa dos Índios pela conduta exemplar que tiveram ao longo do torneio”, relembra Telmo Prada Afonso. E foi assim que, por cedência do prémio por parte da equipa Brigadeiro Figueiredo Sarmento, a equipa dos Índios acabaria por auferir da dádiva de assistir no dia de ontem, 23 de setembro, ao jogo do Sport Lisboa e Benfica (SLB) contra o Desportivo das Aves. “Como a maior parte dos jogadores são benfiquistas, optaram, obviamente, por assistir a um jogo do seu clube”, explica o responsável, justificando, assim, a escolha dos jovens brigantinos.

Mas Telmo Afonso tinha mais uma surpresa na manga para os atletas transmontanos. Havia combinado previamente com um dos jogadores mais emblemáticos dos encarnados e que dispensa apresentações por terras do nordeste, um encontro no relvado com o próprio Pizzi e, ainda, com direito a foto. Foi a cereja no topo do bolo. Se já os jovens estavam entusiasmados por toda a experiência vivida até então, até ao momento do apito final do árbitro, o que veio a seguir, aquele breve, mas significativo e inesquecível encontro com Luís Miguel Fernandes, uma peça tão fundamental, não só do Benfica como, também, do futebol nacional, veio a revelar-se tão ou mais importante que o próprio jogo.

 

Benfica venceu o Desportivo das Aves ontem, domingo, por 2 a 0, segurando a liderança da 1ª Liga, com golos de João Félix aos 34 minutos e Franco Cervi aos 62, somando 13 pontos contra os 12 do FC Porto.

 

“Para além de nos ter oferecido os bilhetes, no final do jogo, o Pizzi já havia combinado comigo, sem o conhecimento da equipa, para não sairmos dos lugares, que um funcionário do clube iria por nós para nos levar ao relvado, onde ele, depois, se encontraria connosco”, revela Telmo Afonso, confessando que os jovens “ficaram maravilhados” com toda a experiência, sobretudo, pela reta final da mesma, em que os atletas não faziam a mínima ideia desta “dupla e generosa surpresa”. O presidente da União de Freguesias da Sé, Santa Maria e Meixedo reitera aqui o seu sentido agradecimento a Luís Miguel Fernandes pela “disponibilidade” e pela “oportunidade que deu a esta equipa de poder assistir a um jogo do SLB ao vivo”.

E como estes encontros singulares se fazem de intercâmbios, ao Pizzi foi oferecida a nova camisola do Grupo Desportivo de Bragança para a época de 2018/19, que reflete as comemorações dos 75 anos do clube de futebol brigantino, e que só será mostrada aos sócios e adeptos no dia de amanhã, terça-feira, 25 de setembro.

Já a comitiva, essa só chegou a Bragança às três da madrugada, depois de um dia em pleno que tão cedo não sairá da memória de todos aqueles que tiveram o privilégio de o vivenciar.

De frisar que a jornada da Liga NOS só fecha hoje, segunda-feira, com o jogo “maior” da quinta jornada que coloca frente a frente o Sporting de Braga e o Sporting Clube de Portugal que vem diretamente da capital para defrontar a equipa minhota no famoso Estádio da Pedreira, projetado pelo não menos famoso vencedor do prémio Pritzker 2011, o arquiteto português Eduardo Souto Moura.

 

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Estudantes dos politécnicos criticam atrasos nas bolsas de estudo

Suspeito confessa homicídio em Lamas de Olo