A secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz, anunciou, ontem, em Vila Real, que o distrito vai ter «três novas unidades de apoio a pessoas com deficiência, num investimento de 724 mil euros, que irão servir 34 utentes».

Trata-se de duas novas residências autónomas uma a cargo da Santa Casa da Misericórdia de Boticas, outra a cargo da Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Vila Real/Sabrosa (APACDM), a localizar em Alijó, e, ainda um lar residencial, também a cargo APACDM, e igualmente em Alijó, onde a associação tem 305 do seus utentes actuais (no total de 120), conforme disse a presidente da instituição, Helena Lapa.

Estes investimentos vão ser realizados no âmbito da segunda fase do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES), que até 2010 vai investir, em todo o país, 450 milhões de euros, e criar dez mil postos de trabalho. Segundo Rui Santos, director do Centro Regional de Segurança Social, \\"estas três novas unidades vêm aumentar em 37,3% a capacidade existente actualmente nos distrito\\".

Idália Moniz apresentou, ainda, o programa das comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de Dezembro). Em Vila Real, o programa inclui actividades de rua, exposições de pintura e um sarau cultural no Teatro. Mário Trindade vai tentar bater um recorde, percorrendo mais de 180 quilómetros em cadeira de rodas em menos de 24 horas.



PARTILHAR:

Plano de contingência

Mostra de oportunidades a empresários locais