Foi detectado na semana passada, no distrito de Vila Real, o primeiro caso de meningite deste ano. A vítima foi uma menina de seis anos, que frequenta a escola do primeiro ciclo da Araucária.

Após se ter sentido mal, foi internada no serviço de pediatria do Hospital de São Pedro, em Vila Real, onde lhe foi diagnosticada meningite meningocócica, mas está agora fora de perigo.

Logo que a delegação de saúde de Vila Real tomou conhecimento do caso, procedeu à profilaxia das pessoas que conviveram com a criança, ou seja, todos os alunos da sua turma, professores e familiares foram medicamentados com antibióticos. Segundo o delegado de saúde de Vila Real, Armando Cerqueira, \"não foi necessário encerrar a escola, pois foram tomadas todas as medidas para evitar a propagação da doença e a contaminação de mais crianças\".

A meningite meningocócica, causada pela bactéria meningococo, é a forma mais temida da doença, porque há risco de vida ou de sequelas graves, como retardamento mental, surdez e cegueira. Trata-se de uma bactéria que se transmite por via área e se instala nas fossas nasais das pessoas, tendo um período de incubação de dez dias.



PARTILHAR:

Dia 7 de Abril

Câmara apresenta projectos desportivos