A Escola Dr. Júlio Martins- Chaves, após recentemente ter sido agraciada com o selo de qualidade EQAVET, vem agora ser distinguida no concurso nacional de empreendedorismo “Júnior Achievement Portugal” como escola selecionada para a 2º fase do concurso de inovação e criatividade empresarial, a decorrer em maio, na aula magna da UTAD.

Face ao contexto de pandemia que vivemos, a apresentação será efetuada à distância.

O Agrupamento Escolar Dr. Júlio Martins, por iniciativa do diretor do curso profissional de Contabilidade e também docente das disciplinas de contabilidade e organização e gestão de empresas, professor João Franco, concorreu com duas ideias de negócio inovadoras e ambas foram selecionadas para seguir em frente.

A turma de 2º ano do curso profissional de contabilidade (2ºA) do AEJM-Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins, concorreu ao concurso através de 2 grupos de trabalho, aplicando técnicas de contabilidade e gestão, que culminou em 2 planos de negócio distintos.

Para a aplicação das técnicas de gestão inerentes ao processo de constituição da ideia e por estarmos em contexto de pandemia, socorreram-se da plataforma online Dreamshaper, que é uma ferramenta de aprendizagem baseada em projeto.

Uma das ideias selecionadas consistiu num sistema de segurança ao condutor agrícola, com o objetivo de diminuir os acidentes dos condutores de tratores agrícolas.  A 2ª ideia a concurso, também selecionada, consiste num carrinho de mão elétrico (formato overboard), pretendendo melhorar a rapidez e eficácia do transporte de material e equipamentos no setor da construção civil, setor agrícola e bricolage. Ambas as ideias preconizam valores de sustentabilidade ambiental.

Ambos os projetos tiveram como parceiros principais o curso profissional de multimédia, curso profissional de eletrónica e curso profissional de mecânica da Escola Dr. Júlio Martins.

Este trabalho só foi possível devido ao apoio da direção da Escola Dr. Júlio Martins e respetiva equipa docente do curso de contabilidade, para além do empenho e dedicação dos alunos de 2º ano do curso de contabilidade.

De Trás-os-Montes também a Escola Secundaria de Miranda do Douro com a equipa Ls Miraneses ficou apurada para a ª fase do Concurso Nacional de Empreendedorismo.

Fotografia: António Pereira

 



PARTILHAR:

Mulher identificada por incêndio florestal

Dois suspeitos de incêndio florestal identificados pela GNR