Cerca de 50 alunos do Agrupamento de Escolas Miguel Torga em Sabrosa visitaram ontem a Papel D'Ouro, uma fábrica de papel situada em Alijó. A visita marcou mais um passo na jornada até ao Dia Nacional da Manufactura, a celebrar no dia 4 de Outubro deste ano, e teve como objectivo mostrar o potencial da abertura de portas das empresas do sector industrial à comunidade.

"A Papel D Ouro é um excelente exemplo da inovação presente na indústria portuguesa, tanto nos seu produtos como nos métodos de produção. Este evento serve precisamente para mostrarmos como é possível tornar a indústria num setor atractivo para todos os públicos, incluindo os mais jovens e são estas as mensagens que queremos passar no dia 4 de outubro: a indústria é um motor da economia portuguesa e pode ser divertida", explica Gonçalo Fortes, CEO da Prodsmart, a empresa responsável pela iniciativa.

“Nós concebemos este espaço, logo de início, para ser visitável. Estas visitas são um veículo privilegiado de transmissão de informação: as crianças chegam a casa e contam aos pais e aos amigos o que viram, os produtos que fazemos e como os fazemos”, reforça Sofia Gomes, Gerente da Papel DOuro, sobre os motivos que levaram a empresa a realizar esta visita que contou com a comunidade escolar, meios de comunicação social e a vereadora da cultura da Câmara Municipal de Alijó, Dra. Mafalda Mendes.

Para Cristina Carrelo, Professora responsável pela visita, “É muito bom que haja esta abertura e esta possibilidade de os alunos interagirem com os locais de produção, uma vez que permite que ponham em prática aquilo que não conseguem fazer na sala de aula. Em Educação Tecnológica, eles estiveram a falar da produção dos materiais, da produção do papel, mas na sala de aula não havia manufactura. No âmbito do Eco-Escola, nós falamos da reutilização, da reciclagem, e aqui eles têm o exemplo de uma situação em que se faz a reciclagem do algodão para produzir um material completamente diferente”.

Para se juntarem a esta celebração, as fábricas precisam apenas de registar a sua iniciativa no site do Dia Nacional da Manufactura, onde podem encontrar um conjunto de materiais e indicações úteis para o dia. As pessoas ou escolas que queiram participar só precisam de procurar as inciativas que vão acontecer no dia, no site: dianacionaldamanufactura.com. Estão já confirmadas perto de duas dezenas de iniciativas, a decorrer em todo o país, no dia 4 de Outubro de 2018.


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Empresários do Nordeste Transmontano defendem IRC de 0%

Corporações de bombeiros estão a preparar equipas para o Túnel do Marão