A Misericórdia de Mesão Frio inaugura no sábado, em Barqueiros, uma estrutura residencial e centro de dia, um investimento de 670 mil euros que introduz um "conceito inovador" de pequenos apartamentos que proporcionam mais privacidade aos idosos.

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mesão Frio, Alberto Pereira, disse hoje à agência Lusa que estas respostas sociais visam proporcionar melhores condições de vida à população mais idosa.

Para o efeito, a instituição adquiriu o edifício da antiga escola primária de Barqueiros, que adaptou para acolher a estrutura residencial para idosos e centro de dia.

Alberto Pereira afirmou que com este projeto se introduziu um "conceito novo".

Ou seja, explicou, a estrutura é composta por seis pequenos apartamentos, cada um com duas camas, equipamento de cozinha e casa de banho, podendo acolher casais de idosos e dando-lhes mais privacidade.

"Com este conceito podemos manter os casais juntos, com privacidade, como se estivessem em casa, mas, ao mesmo tempo, podendo usufruir de todos os serviços disponibilizados por um lar", salientou.

O centro de dia tem capacidade para 20 utentes.

O provedor referiu que o investimento foi de 670 mil euros, de verbas próprias da Misericórdia.

Este equipamento social criou nove postos de trabalho mas, segundo o responsável, será necessário reforçar o número de funcionários.

Barqueiros já teve um lar e um centro de dia, uma estrutura que faliu há oito anos deixando um vazio no apoio aos mais idosos nesta localidade.

Para a inauguração foi convidado o ministro do Trabalho e da Solidariedade, Vieira da Silva.

A Santa Casa da Misericórdia de Mesão Frio possui quatro lares, dois centros de dia, apoio domiciliário, creche, ATL e cantina social, servindo cerca de 450 utentes e dando emprego a cerca de 100 pessoas.

Alberto Pereira salientou que a instituição é a maior empregadora deste concelho do distrito de Vila Real.



PARTILHAR:

Ciência para todos em Bragança

Festa da Cereja apresentada à imprensa na Invicta