A queda de neve obrigou hoje ao encerramento da Escola Básica Integrada de Pedras Salgadas, Vila Pouca de Aguiar, afetando 400 alunos, e cancelou o transporte escolar das zonas mais altas de Murça e Ribeira de Pena.
Em Vila Pouca de Aguiar, a neve afetou mais a zona norte do concelho, onde, por precaução, esta manhã não se efetuou o transporte escolar de algumas aldeias da zona da serra da Padrela.
Segundo fonte da autarquia, a Escola Básica Integrada de Pedras Salgadas fechou, afetando cerca de 400 alunos e a ida ao circo, prevista para 1.500 alunos do primeiro ciclo e pré-escolar do concelho, foi adiada.
Em Ribeira de Pena, o presidente da autarquia, Agostinho Pinto, referiu que não houve transporte escolar das aldeias de montanha, como Alvadia, Macieira e Canedo, por uma questão de precaução.
As aulas decorrem com normalidade neste concelho.
O mesmo aconteceu em Murça, onde o presidente da Câmara, João Teixeira, disse que o município optou por suspender o transporte escolar das zonas de Jou e Valongo de Milhais, localizadas na denominada zona da Terra Fria.
No distrito de Vila Real, a queda de neve afetou principalmente os concelhos do Alto Tâmega, localizados a norte, obrigando ao encerramento de escolas em Boticas, Montalegre, Chaves e Valpaços.
Segundo a Proteção Civil, as estradas nacionais 311 e 312, em Boticas, e a 103, entre Chaves e Montalegre, estão cortadas ao trânsito.
Os principais itinerários que atravessam o distrito, nomeadamente o Itinerário Principal 4 (IP4) e as autoestradas A24 e A7, estão transitáveis.