A Câmara Municipal da Horta procedeu, na sexta-feira passada, à entrega do Prémio Literário Florêncio Terra, na sociedade «Amor da Pátria», cujo vencedor foi a obra «Terra Visitada» do transmontano Paulo Jorge Reis Mourão.
A instituição deste prémio, a 28 de Setembro de 2006, pela Câmara Municipal pretendeu, por um lado, assinalar a passagem dos 150 anos da construção do jardim público que hoje tem o nome de Jardim Florêncio Terra, e, por outro lado, contribuir para o surgimento de novos autores.
No decorrer da sessão de entrega do prémio, no valor pecuniário de 1.500 euros acrescidos pelo compromisso de edição da obra, o Presidente da Câmara Municipal da Horta anunciou que, no próximo ano, a autarquia vai comemorar os 150 anos de nascimento desta importante figura do século XIX.
Florêncio Terra notabilizou-se como presidente da Câmara Municipal da Horta, professor e reitor do antigo Liceu da Horta, ensaísta, contista, jornalista e escritor.
O júri do prémio literário, a que concorreram seis obras, foi constituído por Rosa Goulart, que representou a Associação Portuguesa de Escritores, Manuel Tomás, que representou a Câmara Municipal, e pelo escritor Álamo de Oliveira.