Depois da inauguração da escultura e do painel de azulejos, seguiu-se um desfile com grupos de 16 Associações oriundas de Portugal e Espanha, terminando a tarde com a tradicional Queima do Careto.

 

Uma escultura do Careto de Salsas e um Painel de Azulejos, obras com a chancela do docente Luís Canotilho, foram inauguradas este sábado, dia 5 de janeiro, pelas 16 horas. Dois elementos em estreia absoluta, perante o olhar curioso de um público atento, de uma atividade inserida e perfeitamente integrada em plena Festa dos Reis de Salsas.

"O Município de Bragança continuará a apoiar os territórios da Terra Fria, sendo de particular relevância o contributo de todos aqueles que, em nome individual, queiram participar ativamente na definição das políticas municipais, como foi o caso deste projeto, submetido ao Orçamento Participativo, através de uma ideia de Filipe Caldas”, começou por explicar o edil brigantino, sublinhando que se pretende, através destes dois elementos, “perpetuar a identidade e as tradições da aldeia de Salsas”.

De acordo com Hernâni Dias, “é extremamente importante continuar a promover as marcas identitárias das aldeias do nosso concelho, através das Festas dos Rapazes e das Festas de Inverno, preservando as tradições, neste caso, através de uma pérola que são estes elementos agora inaugurados”. Nas palavras do autarca da Câmara Municipal de Bragança, este recordar e este manter de tradições tão seculares como as que acontecem no concelho a que preside são tão valiosas não só “para os teóricos que se dedicam ao estudo da história”, mas também para os que cá estão e, sobretudo, “para todos aqueles que venham a seguir possam continuar com essas tradições, fazendo com que se perpetuem no tempo”.

Contudo, a inauguração do elemento escultórico e do painel de azulejos só serviu como mote para o arranque oficial da Festa dos Reis de Salsas, seguindo-se um desfile com grupos de 16 Associações, oriundos de Portugal e Espanha, que percorreu a aldeia ao som de muita música e distribuindo animação.

Ao final da tarde, teve lugar a tradicional queima do careto. Uma obra da autoria do professor Acácio Pradinhos que simbolizou o culminar de um dia onde a festa rija fez as delícias de todos os que por Salsas puderam passar.

Resta frisar que a organização desta iniciativa esteve a cargo da Associação Cultural e Recreativa dos Amigos dos Caretos de Salsas e da Junta de Freguesia de Salsas, tendo contado como, de resto, é já habitual com o apoio incondicional do Município de Bragança.


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Feira Gastronómica do Porco de Boticas de 11 a 13 de janeiro

Sincelo instalado em Mirandela