O núcleo expositivo da Concatedral de Miranda do Douro, no distrito de Bragança, passou a contar com duas peças de arte sacra do século XVII que foram restauradas e que podem ser apreciadas pelo público.

“Este par de anjos, exemplares de finais do século XVII, em escultura de madeira dourada e policromada com decoração vegetalista e floral, vêm juntar-se ao espólio já existente no núcleo museológico da Concatedral de Miranda do Douro”, disse hoje à Lusa a diretora da Concatedral de Miranda do Douro, Celina Pinto.

A mostra patente no núcleo expositivo daquele templo reúne a parte mais significativa do espólio da antiga Sé Catedral de Miranda do Douro, incluindo o conjunto pictórico conhecido por “Calendário da Sé”, calendário flamengo, pintado por Pieter Balten (c.1527-1584).

“A exposição, além de cumprir o objetivo de salvaguarda, conservação e valorização do património, afirma a relevância, a vitalidade e o potencial cultural do que foi a Diocese de Miranda”, frisou Celina Pinto.

O espaço, que atualmente aloja a exposição de arte sacra, encontra-se instalado numa das antigas sacristias da antiga Sé de Miranda do Douro.

A intervenção e remodelação do núcleo expositivo deste tempo religioso foi desenvolvida pela Direção Regional de Cultura do Norte no âmbito da Operação “Rota das Catedrais no Norte” de Portugal, e cofinanciada pelo Programa Operacional Norte 2020.

A antiga Sé de Miranda do Douro foi mandada construir pelo rei João III em 1552, tendo sido concluída na última década do século XVI.

Fotografia: António Pereira



PARTILHAR:

Tecnologia para tratar efluentes da produção de azeite desenvolvida pela UTAD

Apresentado o livro “História do Concelho de Mogadouro"