Esta iniciativa da Câmara Vila Real está inserida no Projecto Aléu de Luta Contra a Pobreza e Exclusão Social e teve um financiamento de 60 mil contos.

No "Ninho" funcionará um espaço intergeracional vocacionado para a dinamização e promoção de actividades para pessoas com necessidades socio-económicas e profissionais. Neste sentido, foi dada prioridade à criação de equipamento de apoio a jovens e idosos carenciados e em situação de exclusão social, designadamente da freguesia de São Pedro.

O espaço vai albergar uma ludoteca, que possibilitará o acesso à leitura, à prática de jogos em conjunto e às novas tecnologias de informação, promovendo novos hábitos e comportamentos que melhorem o nível de formação pessoal e social. Aqui, os utentes podem também encontrar livros, jogos, vídeos e computadores multimédia.

O presidente da Câmara, Manuel Martins, afirmou que "aqui poderemos encontrar um idoso a ensinar a bordar a uma menina mais nova, ou uma criança a ensinar um velhinho a escrever num computador".

E porque "a Câmara recebe cada vez mais cartas de pessoas a queixarem-se da solidão", diz o autarca, está a projectar, também no âmbito do Projecto Aléu, a abertura de um outro espaço destinado a "pessoas que sentem necessidade de serem acompanhadas durante a noite, e que poderão assim ficar ocupadas a conversar, ver televisão ou ler".



PARTILHAR:

Local ainda aguarda decisão

Tentativa de rapto?