Salamanca interessada em recuperar troço ferroviário do Douro Internacional entre Fregeneda e Barca D’Alva para exploração turística.

 

Na 36ª edição da Feira Internacional de Turismo (FITUR) realizada em Madrid o Conselho Provincial de Salamanca anunciou a intenção de recuperar o troço ferroviário entre Fregeneda e Barca D’Alva. No certame que terminou este domingo, o organismo da administração regional espanhola assumiu que o projeto conta já com o apoio do diretor regional de turismo de Castilla e León e terá como objetivo principal a exploração turística do Douro Internacional.

“Este será um projecto com um enorme impacto para a província espanhola que extrema com os territórios trasnfronteiriços de Vila Nova de Foz-Côa e Figueira de Castelo Rodrigo”, revela Javier Iglesias. De acordo com a proposta orçamental apresentada pelos dois organismos espanhóis, o plano prevê a recuperação dos 17 quilómetros do célebre troço ferroviário que possui 10 pontes e 20 túneis, num investimento que não deverá ultrapassar os 800 mil euros.

Este  empreendimento será, segundo o responsável do Conselho Provincial de Salamanca, “um compromisso firme das entidades locais para recuperar essa grande obra de engenharia civil do século XIX como um meio para revitalizar a região e ajudar a gerar projetos capazes de terem repercussão económica junto das populações locais”.

Recorde-se que o troço entre Fregeneda e Barca D’Alva foi encerrado nos anos oitenta, tendo sido votado ao abandono desde então, mas nunca ao esquecimento. Entre tantos, foi eleito como um dos mais belos troços ferroviários de todo o mundo pelas paisagens naturais que ostenta e que os utilizadores dos caminhos de ferro puderam usufruir enquanto a linha esteve no ativo.
 

Fotografia: César Augusto

 



PARTILHAR:

XX Feira da Caça e Turismo chega a Espanha

Pedra mata trabalhador em Chaves