O presidente da Câmara de Freixo de Espada à Cinta, solicitou ao Governo que cumprisse a sua parte no que diz respeito ao «prometido» financiamento das obras do novo pólo escolar daquele concelho.

\"O Governo tem de compensar o município pelo esforço financeiro desenvolvido para que o pólo escolar de Freixo de Espada à Cinta fosse uma realidade no arranque de mais um ano lectivo\", solicitou o autarca ao secretario de Estado da Educação na sua deslocação aquela vila para inaugurar as instalações da nova unidade escolar.

De recordar que o novo pólo escolar custou cerca de 800 mil euros, valor até agora suportado apenas pelos cofres municipais, \"não havendo ainda garantias de financiamento por parte do Estado,\" apurou o JN.

Confrontado com a situação, o secretário de Estado da Educação disse que o financiamento está previsto ainda no âmbito do Quadro Comunitário de Apoio (QCA). Caso não seja possível dentro das competências do QCA, o financiamento da unidade escolar será suportada por fundos do Quadro de Referência de Estratégia Nacional.

\"A obrigação do Governo será com certeza apoiar todo o trabalho aqui desenvolvido pela autarquia, já que este pólo escolar pode muito bem ser uma referência nacional no que diz respeito à qualidade das instalações,\" argumentou Valter Lemos.

Durante a presença do secretário de Estado em Freixo de Espada à Cinta foi relembrado que alguns dos alunos tinham que acordar cedo para ir para a escola, situação que foi desvalorizada pelo governante. \"Agora os alunos estão melhor que aquilo que estavam nas suas aldeias, já que as condições de ensino são outras\", aludiu Valter Lemos.

O presidente do município de Freixo de Espada Cinta disse ainda que as escolas que foram abandonadas têm já destino traçado, sendo que duas delas vão dar lugar a centros de dia para idosos.



PARTILHAR:

Museu do Som e da Imagem

Difícil o resgate de pesados