Está institucionalizada a luta pela construção de uma autovía entre Bragança e León (Espanha). A Câmara brigantina e o ayuntamiento de León aderiram à Associação Técnica e de Municípios Autovía León-Bragança, com o objectivo de «exigir dos responsáveis governamentais dos dois países, a construção daquele eixo rodoviário», referiu Jorge Nunes, autarca brigantino.

O propósito é construir um novo corredor internacional que ligue o Norte de Portugal (Porto) à Europa pela fronteira de Irún, atravessando as regiões de Bragança, Puebla de Sanábria e La Bañesa. A via é considerada fundamental para ligar o IP4 (futura A4) aos principais corredores rodoviários espanhóis, conectando com a A52, A6 e A33, assim como as A231 e AP1 e a A8.

O documento foi assinado anteontem em Bragança durante uma reunião em que participaram também representantes da Câmara de Comércio de Léon. Do lado português está em causa uma estrada com 22 Km, entre Bragança e Rio de Onor, o projecto está em fase de adjudicação e as várias entidades reclamam uma via com três faixas de rodagem.

A autovia começou a ser reclamada apenas por Bragança há 10 anos, com o apoio do ayuntamento da Puebla de Sanábria, a situação alterou-se e agora ambas as regiões querem uma ligação directa. O autarca acredita que a ambição tem actualmente \"muita força do lado espanhol\", nomeadamente ao nível das associações empresariais e da Associação dos Amigos de Portugal. O alcaide de León, Francisco Fernández, disse que está muito empenhado em lutar pela ligação, \"que poderá ser útil ao desenvolvimento das duas regiões, mesmo a nível turístico e comercial\".



PARTILHAR:

Azeite da região

Mercado emergente