A terceira edição do Trofeu E. Leclerc de Perícias, uma prova organizada pelo Clube Automóvel de Vilarandelo e que faz já parte do roteiro do desporto automóvel da região de Trás-os-Montes, tem o seu pontapé de saída a nove de Junho, com a realização em Chaves da primeira das cinco provas que compõem o Trofeu.
Depois do seu "baptismo", o trofeu segue rumo às Pedras Salgadas, onde a 21 de Julho se disputará a segunda prova. A 11 de Agosto a caravana das perícias automóveis desloca-se até à vila de Boticas e a 24 do mesmo mês Vilarandelo será o palco da quarta prova. O encerramento do Trofeu, a 15 de Setembro, volta a ter Chaves como o palco escolhido.
Apesar da redução do número de provas em relação ao ano passado (não se disputará qualquer prova em Montalegre e Vilarandelo apenas receberá uma), por motivos de ordem orçamental, o evento passa a ter um atractivo extra: o facto de também pontuar para o I Trofeu Regional Norte de Perícias, uma prova este ano constituída (e da qual o Clube Automóvel de Vilarandelo é um dos principais impulsionadores) e que procurará ganhar notoriedade a nível nacional. Este facto fará com que, segundo as palavras do presidente do Clube Automóvel de Vilarandelo, César Araújo, "o Trofeu E. Leclerc passe a contar com mais participantes, trazendo até ao Alto Tâmega pilotos de toda a região norte do país". Mais pilotos significará maior emotividade, maior qualidade e, claro está, maior competição. Ao mesmo tempo a presença de alguns pilotos com maior experiência nas provas de perícia automóvel "tornarão o espectáculo mais atractivo para o público".
Quanto à estrutura do trofeu, tirando o número de provas, tudo permanece sensivelmente igual à edição do ano passado, mantendo-se o valor dos prémios prova-a-prova e dos prémios finais. A nível da segurança é que serão postos em prática novos procedimentos e serão levados à risca os regulamentos do Trofeu, até porque este estará integrado num campeonato mais amplo. Assim, o uso do capacete e do cinto de segurança passarão a ser obrigatórios e nenhum piloto poderá efectuar a sua prova se não respeitar estes procedimentos.
O sucesso da prova parece estar assegurado à partida, o que não será difícil, uma vez que em Trás-os-Montes há cada vez mais adeptos das diferentes modalidades do desporto automóvel.