A estrada que liga a vila de S. João da Pesqueira à barragem da Valeira e ao concelho de Carrazeda de Ansiães vai começar a ser beneficiada em breve. Para além do alargamento da plataforma (6,5 metros), será dotada de novo pavimento, valetas, sinalização vertical e horizontal, e rails de protecção.
\"Vai ficar com condições excelentes\", observou o edil, Lima Costa, satisfeito por ver cumprido um desejo antigo. A empreitada está orçada em 600 mil euros.
Mas a obra só é possível porque, depois de meses de negociações, a Câmara chegou a acordo com a EDP (proprietária da via) Lima Costa queria ficar com a estrada, mas reivindicava uma verba substancial para ajudar na sua recuperação. Acabou por conseguir 375 mil euros. \"Foi um excelente acordo para nós\", comentou.
A estrada, que agora passa a ser municipal, foi construída na década de 70 do século passado, aquando da construção da barragem da Valeira, no rio Douro. Mas, à excepção de alguns remendos para tapar buracos, mantinha-se uma via estreita, sinuosa e perigosa, já que não dispunha de guardas de protecção. Ao longo dos anos, várias derrocadas na íngreme encosta causaram ainda algumas \"dentadas\" na estrada.
A sua recuperação aumenta o nível de qualidade da rede viária interior de um concelho que se queixa das estradas nacionais e o consequente encravamento a que está sujeito, em pleno coração da região do Douro. Não admira que Lima Costa prossiga a sua cruzada de obtenção de apoio estatal para concretizar um velho anseio a ligação do concelho ao IP4, através de uma nova ponte sobre o rio Douro, a construir nas imediações da Foz do rio Tua.