A Estrada Municipal 313, a principal via de ligação entre Vila Real e Régua, encerrada há dois meses devido a danos causados pelas intempéries, vai reabrir ao trânsito ligeiro e pesado em Junho.
A Câmara de Vila Real abriu o concurso para a reparação da estrada na zona de Nogueira e o acto público de adjudicação da empreitada, com um prazo de execução de 60 dias, está marcado para 6 de Abril.
A obra inclui o reforço da drenagem, dos muros de contenção e a recuperação de aterros e pavimentos e tem um orçamento estimado em 60 mil contos.
A EM 313 foi gravemente danificada pelas prolongadas chuvadas que afectaram a região e que na zona de Nogueira provocaram a abertura de uma fenda no asfalto.
Com o objectivo de minimizar as consequências para os utentes daquela via, e como também se verificaram danos no Caminho Municipal 1255 que liga a EM 313 a Tanha, a Câmara está a garantir as condições de segurança nesse caminho com a construção de muros de contenção, alguns deles já concluídos.
Uma das alternativas à EM 313 para a ligação à Régua é a Estrada Nacional (EN) 2, que não possuiu capacidade para escoar o volume de tráfego ligeiro e pesado.
Todos os dias se formam naquela via grandes filas de veículos, principalmente de camiões de grande porte (TIR), que em algumas zonas não conseguem passar simultaneamente.
Aquela estrada apresenta já zonas de risco em que o asfalto cedeu e outras em que apenas é transitável por uma faixa de rodagem.
O mau tempo afectou também a ligação rodoviária entre a Régua e Mesão Frio, estando a EN 108 fechada ao trânsito pesado e ligeiro há duas semanas.



PARTILHAR:

Na foz do Tua

Newark, Nova Jersey, 14 Mar (Lusa)