Numa altura em que a Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2 foi formalmente constituída, David Maltez precisou, apenas, de 27 horas para pedalar os 738 quilómetros que ligam Chaves a Faro pela EN2.

 

No passado dia 31 de outubro, David Maltez aventurou-se de bicicleta ao longo de 29 horas seguidas, 27 das quais pedalando, percorrendo, num só dia, os 738 quilómetros que ligam Portugal de lés a lés.

Foi como o próprio disse “um percurso vertiginoso pela espinha dorsal do país, a travessia da mítica Estrada Nacional 2 (EN2)”. O ciclista arrancou de Chaves para só parar no Algarve, mais precisamente em Faro.

“Esta aventura teve e tem como objetivo a divulgação de hábitos e métodos de vida saudáveis, assim como a superação pessoal, procurando sensibilizar todos para o facto de que o impossível não existe”, começou por assegurar David Maltez, fazendo questão de sublinhar que “os únicos limites que temos são aqueles em que acreditamos”.

Esta “odisseia” teve, também, como intuito divulgar a Estrada Nacional 2 nas redes sociais, aproveitando para “sensibilizar todo o Portugal para a necessidade de, em colaboração, conseguirmos o atributo de Património Turístico para a EN2”. 

Recorde-se que este feito é conseguido numa altura em que a Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2 foi formalmente constituída em Santa Marta de Penaguião, por 21 dos 32 municípios atravessados pela via que liga Chaves a Faro, sendo que outros 10 já garantiram a sua adesão, precisando apenas da aprovação das respetivas assembleias municipais.

Luís Machado, presidente da câmara de Santa Marta de Penaguião e que lidera o projeto turístico EN2, declarou à agência Lusa que a constituição desta nova associação representa a fase final da primeira fase de uma iniciativa que pretende concretizar a geminação da EN2, que liga Chaves a Faro, com a “Route 66”, nos Estados Unidos da América e a “Ruta 40”, na Argentina.

Durante o périplo de 31 de outubro, David Maltez consumiu ao longo de todo o percurso 24 litros de água, 16 dos quais com isotónico, 8 sandes de presunto e manteiga de amendoim, 2 cafés e 4 abatanados, 2 coca-colas, 3 sumos de fruta, 4 barras caseiras de batata-doce e proteína, 4 mini croissant com mel, 8 barras energéticas, 3 batidos de proteína e 10 géis energéticos, dos quais 3 foram de cafeína. 

Natural de Cuba, Alentejo, o ciclista contou na concretização desta proeza com a colaboração e o apoio de “dois grandes amigos do Clube Cuba Aventura que me prestaram todo o apoio e logística necessária ao longo do percurso”.

“Conquistada que está a terceira maior estrada do mundo, novos desafios se preveem! Até porque já só faltam duas”, concluiu o alentejano que arrebatou Portugal ao atravessar de bicicleta o país, de norte a sul, num só dia, referindo-se à “Route 66” e à Ruta 40, que “correspondem à nossa EN2”.

 



PARTILHAR:

Jovem confessa que matou e queimou menor com ajuda da amante

Túnel do Marão contabiliza 2,1 milhões de veículos em 6 meses