Só com a igualdade de tarifário no abastecimento de água em todo o território haverá «justiça social e racionalidade económica».
Durante o Governo Presente, a ETA do Alto Rabagão foi inaugurada, uma obra da empresa Águas de Trás os Montes e Alto Douro, que vai servir os municípios do Alto Tâmega.
José Sócrates referiu que depois das infra estruturas concluídas é necessário agora que os sistemas em Alta e em Baixa sejam coordenados, aproveitando o QREN que entrará em vigor no próximo dia 2 de Julho, durante a presidência portuguesa do concelho europeu.
Nesta ocasião o Ministro do Ambiente, Nunes Correia referiu-se a dois problemas que têm de ser resolvidos a indisciplina tarifaria e a articulação dos sistemas em Alta e em Baixa.
Para o governo é necessário que haja «justiça social e racionalidade económica» no sistema de abastecimento de água as populações.
A ETA do Alto Rabagão com capacidade para tratar de uma caudal de 828m3 de água por hora e para servir em 2031 cerca de 104.500 pessoas, é constituída por uma captação na albufeira do Alto Rabagão, tendo 123 quilómetros de condutas adutoras, quatro estações elevatórias, sete reservatórios e 19 ligações a reservatórios já existentes.
Este é um investimento de mais de 28 milhões de euros, comparticipado em 85% pelo fundo de Coesão da União Europeia, que vai servir as populações de Montalegre, Boticas, Chaves e Ribeira de Pena.