A empresa Multi Municipal, Águas de Trás-os-montes e Alto Douro (ATMAD), anunciou hoje que vai fechar o ciclo de investimentos no sector de saneamento básico em toda a região. Ficando por realizar a Estação de Tratamento de águas Residuais (ETAR), Cachão no concelho de Mirandela.

Estão já em fase de lançamento alguns concursos públicos com obras no valor aproximado de 22 milhões de euro, que abrangem cerca de 50 mil habitantes em toda a região. Os contratos assumidos aquando da realização do contrato de concessão com os municípios aderentes em 2002 ficando já na altura anunciado o fim do investimento em 31 de Dezembro de 2007.

Embora os valores avultados anunciados que as empreitadas exigem, a sua representatividade não passam além dos 2% do total do investimento previsto para os municípios do distrito de Bragança e Vila Real que integram o sistema Multi Municipal. Até 30 de Junho deste ano, a empresa, Águas de Trás-os-montes e Alto Douro tinha realizado obras no valor de 145 milhões de euros e tinha lançado concursos no valor total de 330 milhões de euros. Até á data esta região nunca tinha visto tanto investimento no sector do saneamento, segundo José Paixão da empresa ATMAD.

Apenas investimentos em infra-estruturas rodoviárias receberam investimento nesta escala. Em curso estão já lançados os concursos públicos para cinco grandes empreitadas na região para a construção de ETARŽs e Sistemas Interceptores dos Subsistemas de Águas Residuais no Douro Norte (distrito de Vila Real) e na Terra Quente e Vale do Douro Superior (distrito de Bragança.

Ficam a faltar duas ETAR, em Chaves e Cachão, freguesia do concelho de Mirandela.



PARTILHAR:

Jovem luso-descendente raptado na Venezuela

Feira do Artesanto e Mel