O Gabinete Técnico Douro Alliance tem razões para estar satisfeito. E surpreendido. O concurso Laboratório de Ideias e Projectos teve 36 concorrentes. Só premiou três, mas o merecimento abrange uma dezena.

O concurso foi lançado em Novembro do ano passado e pretendia abrir caminhos para desenvolver o eixo urbano que envolve as cidades de Vila Real, Régua e Lamego. Objectivos: a afirmação da identidade do eixo, a promoção do desenvolvimento sustentável, o reforço da atractividade e competitividade, e a promoção da criatividade e da inovação. \"Sinceramente não estávamos à espera de tantos concorrentes\", sublinhou, ao JN, Conceição Silva, coordenadora do Gabinete Técnico Douro Alliance, convencida, agora, que há \"muita gente interessada em desenvolver este eixo urbano e a região do Douro\".

Foram premiados com seis mil euros o Projecto Integrado de Comunicação \"Eu Douro\", de Carlos Rocha Morais; o Roteiro Lugares da Memória - Turismo do Imaginário, de Alexandre Parafita; e o Sistema Integrado de Gestão de Provas de Vinhos (SIGPV), apresentado por Raul dos Santos, Carlos da Cunha, Emanuel Correia, e Manuel Reis.

O \"Eu Douro\" prevê a criação e manutenção de uma televisão institucional e/ou corporativa com postos de visionamento nos espaços e serviços directamente ligados à região do Douro, bem como um outro canal de TV na Internet e um arquivo audiovisual em vídeo de alta definição.

O Roteiro Lugares da Memória vai abranger os municípios de Vila Real, Régua e Lamego. Tem por base os respectivos registos lendários e pretende contribuir para a implementação de um turismo do imaginário que possa valorizar uma vertente do património cultural do Douro, que, segundo o promotor, ainda é pouco conhecida e nada aproveitada.

Por sua vez, o SIGPV propõe a criação de um sistema integrado baseado nas novas tecnologias, que permita desenvolver estratégias como a criação, adequação e manutenção de repositórios de vinhos, notas de prova, parcerias com empresas do sector, entre outros. Conceição Silva entende que, entre os 36 concorrentes, houve, \"no mínimo, dez trabalhos bastante interessantes\", embora, de acordo com o regulamento, só três pudessem ser premiados. Quanto aos outros, espera que possam \"ser desenvolvidos em parceira entre o Douro Alliance e os promotores\".



PARTILHAR:

«Pólos de competitividade»

Aprovação da Assembleia Municipal