A Eurocidade Chaves-Verín, AECT, vai monitorizar e medir os fluxos, opiniões e necessidades dos turistas que visitam o destino transfronteiriço, de forma a melhorar a oferta e obter informação mais concreta sobre o destino.  

Iniciativa pioneira arranca este mês e até outubro do próximo ano vai reunir informação concreta sobre o destino transfronteiriço

O projeto é inédito e será implementado ainda este mês. Até outubro do próximo ano vai reavaliar os recursos endógenos dos territórios e promover a fronteira como um valor acrescentado e diferenciador do turismo na sua totalidade. Os parceiros do projeto vão da Galiza à Andaluzia, em Espanha, e do Norte de Portugal ao Algarve. 

Essa metodologia foi desenvolvida segundo o Sistema Europeu de Indicadores de Turismo, com o objetivo de “auxiliar os destinos a monitorizar e a medir o desenvolvimento turístico sustentável, usando uma abordagem comparável comum”.

Os resultados do processo de monitorização baseiam-se em autoavaliações, observações, recolha e análise de dados pelo próprio destino. Dessa forma, empresários e técnicos municipais estarão envolvidos na dinamização de um processo contínuo de recolha de informações necessárias para supervisionar a sustentabilidade e, acima de tudo, gerir a atividade turística com mais eficiência.

A apresentação pública decorreu ontem, na sede da Eurocidade Chaves-Verín, na presença do  Presidente da Eurocidade, Nuno Vaz, e do Delegado pela Assembleia Geral para o turismo de Verín, Diego Lourenzo.

O Presidente da Eurocidade Chaves-Verín, Nuno Vaz, salientou a “importância de definir metodologias conjuntas para recolher e analisar dados, que permitam estabelecer critérios objetivos para continuar a promover o destino ´Eurocidade da Água`, implementando ações que favoreçam o desenvolvimento económico desta região.”

Esta ação desenvolve-se no âmbito do projeto DESTINO FRONTERA (Programa Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020, financiado com fundos do FEDER), que visa implementar uma estratégia de turismo de fronteira luso-espanhol.



PARTILHAR:

EDP vai vender barragens de Miranda do Douro, Picote e Bemposta

O natal já chegou a Sambade