Depois de no passado fim-de-semana ter recebido a quarta e quinta provas do campeonato nacional de Jet Ski, o espelho de água do rio Tua, em Mirandela, está a postos para acolher a segunda prova pontuável para o Campeonato Europeu da modalidade, uma etapa que contará com a presença de cerca de 350 pilotos em representação de 24 países europeus. E, está tudo a postos para a realização da prova considerada actualmente como uma das mais importantes do circuito europeu.
A prova arranca hoje (sexta-feira) por volta das 13 horas, altura em que é feito o habitual \"check-in\" e a reunião com os pilotos. Uma hora depois têm lugar os treinos oficiais, tendo cada piloto que participar obrigatoriamente numa das duas sessões de treinos em todas as classes em que está inscrito.
A cerimónia oficial de abertura desta prova do Campeonato da Europa terá lugar às 21 horas, altura em que se realiza o desfile das nações representadas e a que se segue uma descarga de fogo de artifício e um concerto musical.
As primeiras mangas de qualificação começam a ser discutidas no sábado pela manhã. No começo da tarde, o programa abre com uma demonstração freestyle, a que se seguem as restantes mangas de qualificação. A competição a \"doer\" está reservada para o dia de domingo. Assim, as corridas terão início por volta das 9.30 horas, prolongando-se até às 18 horas, altura em que será feita a entrega de prémios.
Além do Campeonato da Europa disputa-se também o Trofeu das Nações.
Em termos financeiros, a etapa do Campeonato da Europa irá implicar custos na ordem dos 300 mil Euros (cerca de 60 mil contos). Estes custos são, na sua maioria, suportados por patrocínios, contando a organização como os apoios da Shell, Buondi, RTP, rádio RFM, Yamaha, Kawasaki, Polaris, Fundação do Desporto, Instituto Nacional do Desporto e Câmara Municipal de Mirandela.
Este ano, a organização conta também com um \"recorde\" em termos de comunicação social, pelo menos tendo em conta o número de jornalistas já credenciados, como assegura Francisco Pita, presidente da Federação portuguesa de Jet Ski. O evento contará com transmissão em directo na RTP, durante uma hora, no domingo, e a Sport TV também fará cobertura.