O Exército vai abrir um Gabinete de Atendimento ao Público em Bragança. O novo serviço será instalado no edifício que alberga a Junta de Freguesia de Santa Maria e o Gabinete Técnico Local, em frente ao Governo Civil.

A abertura está prevista para Outubro e insere-se no processo de reestruturação que está em curso nas Forças Armadas.

Recorde-se que, com a extinção do Serviço Efectivo Normal, as fileiras do Exército estão dependentes do voluntariado. Sendo assim, os militares têm vindo a adaptar o sistema de recrutamento à nova realidade do País, através da divulgação do ingresso nas Forças Armadas em Regime de Voluntariado e Contrato.
Os Gabinetes de Atendimento ao Público (GAP) são um dos mecanismos desse processo de promoção. O primeiro acaba de abrir em Chaves, tendo em vista a recolha de candidaturas e a prestação de esclarecimentos sobre os novos regimes de ingresso, incentivos e vantagens da prestação do serviço militar.
Além disso, a estrutura presta apoio e informações aos ex-combatentes.

Nesta fase inicial, o funcionamento do GAP flaviense é assegurado por um oficial, um sargento e uma praça, que se encontram habilitados a fornecer qualquer informação de âmbito militar.
O Gabinete funciona na Casa do Serviço de Apoio à Comunidade Portuguesa, na Avenida dos Bombeiros Voluntários, e é o primeiro duma série que inclui os Gabinetes de Bragança, Lamego e Guarda, entre outros.

Divulgação em Carrazeda

A inauguração do GAP flaviense decorreu no passado dia 31 de Agosto, na presença do chefe do Centro de Recrutamento de Vila Real e comandante do Regimento de Infantaria 13, coronel Pires da Silva, em representação do comandante da Região Militar do Norte, tenente general Carneiro Teixeira, e do director de Recrutamento, major general Reis Borges.

A cerimónia também contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Chaves (CMC), João Baptista, do presidente da Assembleia Municipal, António Vicente, do presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, João Neves, bem como do comandante interino do Regimento de Infantaria 19, tenente-coronel Melo Gomes.
No final da cerimónia o coronel Pires da Silva agradeceu a colaboração da CMC e do RI 19 no processo de abertura do Gabinete, ao passo que João Batista manifestou a disponibilidade da autarquia no apoio ao funcionamento do Gabinete.

A próxima acção de divulgação do Regime de Voluntariado está marcada para a próxima quinta-feira, altura em que o Centro de Recrutamento de Vila Real estará presente na Santa Eufémia, em Pinhal Norte, concelho de Carrazeda de Ansiães.



PARTILHAR:

António Augusto Azevedo

Criação de uma quarta turma