Ainda não está definida a travessia do IP2 sobre o rio Douro, na zona do Pocinho, entre Torre de Moncorvo e Foz CÎa. Ainda decorrem os estudos, mas o Governo garante que não vai atrasar a conclusão da via.

O secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, foi ontem a Mêda e a Trancoso apresentar os benefícios que a construção do IP2 vai trazer para a região. Uma obra de \"justiça para com o interior\" que vai ligar Macedo de Cavaleiros a Celorico da Beira. Terá de estar concluída até finais de 2011.

Apesar da travessia do rio Douro não estar ainda definida, Paulo Campos acredita que \"será possível coordenar as opções\" de modo a que não se atrase a conclusão da estrada. Os estudos ainda decorrem para \"minimizar o impacto\" na zona do Pocinho, pelo que a solução poderá passar por \"aproveitar as ligações existentes - a barragem e a ponte de ferro - ou construir uma nova ponte\".

O presidente da Câmara de Mêda, João Mourato, contestou o traçado do IP2 na zona da Veiga, por \"destruir vinhas de Vinho do Porto\", mas o secretário de Estado explicou-lhe que não havia alternativa, pois foi escolhido com base em estudos de uma comissão de avaliação independente. Paulo Campos prevê visitar, durante a próxima semana, as obras do túnel do Marão, que \"já têm uma grande expressão\". Sobre o IP2, o IC5 e a auto-estrada transmontana, o membro do Governo adiantou que \"estarão todos em obra ainda durante este mês, embora de forma faseada\".

O secretário de Estado foi confrontado pelo autarca de Mêda com a necessidade de requalificação de 20 quilómetros da EN 324, entre Marialva a Pinhel. Paulo Campos alegou ter sido apanhado de surpresa e só prometeu \"analisar o dossiê e trabalhar para colmatar a necessidade\", sublinhando que a prioridade do Governo \"é o IP2\".

João Mourato também exigiu que a Estradas de Portugal transfira para o Município a propriedade de um troço de dois quilómetros, da EN 331, entre Ranhados e Cedovim. Antes disso, terá de ser requalificado. Paulo Campos garantiu que, \"em breve\", vai ser atendida a pretensão da Câmara Municipal de Mêda.



PARTILHAR:

VIII Jogos do Eixo Atlântico

Sete autos de contra-ordenação