A Câmara de Vimioso está a fazer uma aposta forte no turismo, na tentativa de desencravar o concelho, o mais pequeno do distrito de Bragança, com apenas cerca de 5300 habitantes.

A curto prazo, a autarquia vai avançar para a exploração do potencial termal do concelho, nomeadamente na zona da Terronha, rica em água sulfúrica.

A Câmara já mandou realizar estudos para demonstrar o potencial daquelas águas, de modo a criar um produto apelativo ao investimento privado.

Há vários meses que decorrem estudos no local sobre as potencialidades da água, em colaboração com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Para já a autarquia aguarda a confirmação das análises à água, exigida por lei, que comprove as suas propriedades termais e medicinais.

Operação de charme

A Câmara Municipal está disposta a fazer uma operação de charme junto de empresas privadas para que invistam no local.

A edilidade está disposta a ceder um terreno a uma empresa do ramo da hotelaria, que se queira instalar em Vimioso, e garanta a construção de um hotel com capacidade para 60 quartos, pelo menos.

Actualmente, as unidades hoteleiras que existem na localidade são de dimensão reduzida, \"entre os 12 e os 14 quartos, o que é manifestamente pouco\" afirmou o autarca, José Rodrigues.

O município deseja fazer uma aposta mais forte no turismo. Foi o primeiro concelho a avançar com a criação de uma Zona de Caça Turística, cuja exploração vai ser feita por um empresário de Aveiro, com compensações para as aldeias abrangidas, Algoso e Matela.

A oferta de facilidades já deu frutos na Zona Industrial, onde os terrenos continuam a ser vendidos ao preço simbólico de um cêntimo por metro quadrado.

Há várias empresas em fase de instalação no local, nomeadamente uma tipografia, uma fábrica de rolhas de cortiça, uma serralharia e uma discoteca.



PARTILHAR:

APN denuncia falta de profissionais

«Pulmão» do concelho