Inaugura no próximo dia 4 de Fevereiro, pelas 21h30, no Museu da Vila Velha a exposição «Olaria de Bisalhães: rostos de barro preto».
Esta exposição é um de vários elementos de um projecto abrangente, realizado em parceria entre o Museu de Arqueologia e Numismática de Vila Real, o Museu de Alberto Sampaio (Guimarães) e o Museu de Olaria (Barcelos), sendo comissariada pelos directores das três instituições.

O projecto inclui, para além da já referida exposição, a realização de um videograma, a aquisição de colecções de olaria, a sua inventariação e estudo e, ainda, a edição de um caderno de exploração pedagógica, material de divulgação e de um catálogo bilingue.

«A louça preta de Bisalhães/The Black Pottery of Bisalhães» é o título da obra que inclui textos de Isabel Fernandes (Directora do Museu de Alberto Sampaio), catálogo de peças elaborado por Patrícia Moscoso, e análise química de louça por Fernando Castro. Trata-se de uma co-edição entre os municípios de Vila Real e de Barcelos.

A exposição ficará patente até o dia de São Pedro, data emblemática para Vila Real e de importância significativa para a olaria de Bisalhães.



PARTILHAR:

COAGRET Promove Debate

De 21 e 24 de Fevereiro