Não acredite no que lhe vou dizer... apenas como membro do público e contribuinte informe-se, confirme se o que lhe digo a seguir é verdade antes de assistir a um debate especial na SIC ou TVi, sobre a situação da RTP.
Por exemplo sabia que:
Os duzentos milhões de contos de passivo da RTP são na realidade 190 milhões e destes 100 milhões, sem devem a dívidas do estado à empresa?
Sabia que os activos da RTP cobrem claramente o passivo?
Sabia que foi um membro deste governo que terminou com a Taxa de Televisão que era a sobrevivência da RTP, com o argumento que era socialmente injusta, mas que não fez o mesmo com a taxa de rádio que você continua a pagar com a conta de electricidade?
Sabia que até meados dos anos 90 a RTP não devia um tostão a ninguém?
Sabia que nunca o Estado Português pagou a tempo e horas o dinheiro que era devido á RTP e esta para pagar aos seus funcionários foi obrigada a fazer empréstimos quase mensais à Banca?
Sabia que a RTP precisa de 1900 funcionários para pôr no ar (6) seis canais de televisão enquanto que a TVi precisa de 400 para apenas 1.
Sabia que desses funcionários, 80% ganham menos de 200 contos por mês e apenas um é que ganha 8500 contos por mês?
Sabia que a dívida da CP é várias vezes superior à da RTP, mas que dela nem se fala?
Sabia que em média um funcionário da RTP com as mesmas qualificações académicas ganha menos que um ferroviário?
Sabia que o estado obrigou a RTP a vender por 5 milhões de contos um património, o património dos contribuintes, que estava avaliado em 48 milhões de contos, os transmissores?
Sabia que a RTP pagou em dois anos pelo aluguer desses transmissores, mais do que recebeu por eles?
Sabia que em 45 anos de RTP, existiram 45 administrações diferentes o nomeadas por governos do PS e PSD?
Sabia que a RTP é a única estação de televisão a dar voz a Todos os candidatos a cargos políticos não olhando ao tamanho dos partidos a que pertençem?
Sabia que o único sítio em Portugal onde se aprende a trabalhar em Televisão é na RTP e foi lá que foram formados os profissionais da SIC, TVI, Televisão de Angola, Moçambique e Timor?
Sabia que o Arquivo da RTP é o 3º Melhor do Mundo no seu género?
Sabia que após o anúncio do fim da Publicidade na RTP e o fim anunciado desta as acções do Grupo Impresa disparam em flecha para quase o dobro do seu valor?
Sabia que um dos principais responsáveis pelo passivo da RTP, ganha agora milhares de contos na Tvi.
Sabe para que empresa trabalham as pessoas que defendem a extinção da RTP e que participam nos debates televisivos sobre a empresa nas estações privadas?
Sabe que em todos os países da União Europeia existem dois canais de serviço público e nem sequer passa pela cabeça de ninguém em extingui-lo.
Sabia que o Serviço Público de Televisão em Portugal é o mais barato de toda a Europa?
Sabia que um dos administradores nomeados pelo Ministro Morais Sarmento era até há poucos meses, consultor do Grupo Impresa e Funcionário da SIC?
Não se deixe enganar, a extinção da RTP é um Tele-negócio que vai permitir à SIC e TVi financiarem-se essas sim á custa do património do contribuinte.
Porque será que nunca Pinto Balsemão se empenhou tanto numa campanha eleitoral.
Será que quando a SIC e TVi arrancaram não sabiam que já existia a RTP, não seria essa a melhor altura para escolher o modelo e o financiamento do Serviço Público em Portugal?
Será o objectivo das empresas públicas viabilizar o sucesso das empresas privadas que têm prejuízos anuais?
Mas não confie em mim, informe-se acerca da SUA televisão e julge por si próprio.
Gostaria de ter como alternativa aos seus serões o Master Plan, versão adultos ou a Filha do Mar - Episódio 5000 com três horas de duração?
O Serviço Público já existe chama-se RTP2, veja-a nos intervalos do seu reality show favorito, nem que não seja para criticar para dizer mal de nós, não importa, mas veja.
Veja só para saber que existem:
-Programas para deficientes.
-Universidade para todos.
-Minorias Religiosas.
-Modalidades desportivas amadoras.
-O único jornal cultural diário da Europa.
-O Lugar da História.
-O Planeta Azul.
Tenho 29 anos, trabalho na RTP, 40 horas por semana, 12 meses por ano, ganho 178 contos e tenho orgulho nisso, dentro de seis meses não terei emprego e devido ao meu trabalho especializado o meu futuro é sombrio e sem grandes saídas, mas o mais prejudicado acredite, é você.