A mais antiga região demarcada do mundo, começou já a azafama que a época das vindimas traz, João Edgar da empresa Rural Douro tem já a sua agenda completa até 20 de Outubro, onde vai trabalhar em seis grandes quintas da região duriense.

A empresa que tem 50 trabalhadores afectos durante o ano inteiro, nesta altura, recruta mais 50 para fazer face ao trabalho.
Á semelhança da Rural Douro, forma criadas mais seis empresas especificamente para fornecer trabalhadores para os trabalhos agrícolas, não só as vindimas, mas também a apanha da azeitona.

Numa região que vê os seus habitantes buscar novas paragens, essencialmente na última década em que a percentagem de abandonos cifrou-se nos nove por cento (quase 23 mil habitantes), e em que os que ficam, 15.6 tem mais de 65 anos, os trabalhadores escasseiam.

João Edgar conta com dez romenos e adianta que foi recrutar trabalhadores a Amarante, sentindo ano após ano grande dificuldade em arranjar pessoal para trabalhar na agricultura.

O dono de uma quinta em Santa Marta de Penaguião, Pedro Miguel Lopes, refere que recorre aos serviços desta empresa há dois anos, para os trabalhos da quinta de nove hectares de vinha. Aponta a grande utilidade desta empresa, sem a qual diz que talvez tivesse de deixar de trabalhar a vinha. A empresa programa antecipadamente com o cliente o número de trabalhadores necessários, decorrendo então tudo na normalidade.



PARTILHAR:

Morreu Monsenhor Manuel Teixeira

Portugueses de Osnabrueck