Mogadouro é o único concelho do planalto mirandês que não tem estabelecimentos de venda directa de produtos regionais, vulgarmente conhecidos por cozinhas tradicionais. As unidades surgem com base numa relação de confiança entre comprador e vendedor, destinada à satisfação da procura local de produtos.

De forma a acabar com a falta de cozinhas tradicionais, a Câmara do Mogadouro é pioneira na concessão de apoios financeiros directos para criação daquelas unidades de transformação e para que os produtores regionais encontrem mais valias acrescidas nas suas explorações agrícolas de cariz familiar.

Segundo o vereador Dário Mendes, a tentativa para instalar cozinhas tradicionais no concelho já se arrasta há cinco anos. Cnstrangimentos orçamentais no seio do Ministério da Agricultura levaram a Câmara a financiar as unidades com 7500 euros, valor entregue após o licenciamento.

Para já, há dez cozinhas tradicionais e três queijarias em fase de projecto, sendo que até ao final do corrente ano três destas unidades de transformação estarão licenciadas. \" Os estabelecimentos de venda directa são importantes para economia local. Há procura de produtos como enchidos, compotas, queijos, pão e doçaria tradicional. Sem o licenciamento das unidades de transformação, não é possível vender os produtos\", afirmouo autarca

Na área da Direcção Regional de Agricultura de Trás-os-Montes existem 73 estabelecimentos de venda directa em funcionalmente aguardando licenciamento mais 65.



PARTILHAR:

1063 vagas ocupadas

Até dia 20 de Dezembro