A família de um homem de 68 anos, falecido em Julho, processou o Centro Hospitalar de Vila Real e Peso da Régua, por negligência médica, tendo entregue a queixa no Ministério Público, na passada sexta-feira.

José Rocha, residente em Mouramorta, concelho de Peso da Régua, terá contraído uma bactéria (acineto-bacter), dias depois de sujeito a uma intervenção cirúrgica para colocação de uma prótese no joelho. A acineto-bacter é uma bactéria extremamente resistente, habitualmente contraída em meio hospitalar.

Fernanda Rocha, a filha, garante que \"morreram mais dois homens, um de 58 anos e outro de 79, ambos de Santa Marta de Penaguião, e que foram operados no mesmo dia\".\"Mas só mais tarde é que soubemos\", acrescenta. A suspeita é de que a bactéria tenha sido contraída precisamente no bloco operatório, e que possam existir mais casos.

João Nóbrega, director clínico do centro hospitalar, desmente es ta possibilidade \"Morreu um outro doente que foi operado no mesmo dia, mas nesse caso não foi consequência de qualquer infecção bacteriana\". Aquele responsável acrescenta que \"o hospital vai proceder a um inquérito\".\" Obviamente, vamos investigar todas as possibilidades, respeitando esta família, mas não deixando de respeitar os nossos profissionais de saúde\", sublinha.No entanto, acrescenta, também, que \"a bactéria não foi contraída no bloco operatório ou durante a intervenção cirúrgica, mas sim depois\".

Recorde-se que, conforme o JN noticiou já em 25 de Junho, José Rocha foi transferido para o Serviço de Cuidados Intensivos no dia 18 desse mês, depois de ter sido operado a um joelho três dias antes. Sofria de uma doença rara no sangue, chamada \"policetemia vera\", para a qual, segundo os familiares, tinha recebido tratamento, \"sem qualquer complicação\".

Já na altura, a filha Fernanda Rocha não se conformava com a situação e falava em \"negligência médica\". O idoso acabou por falecer no dia 21 de Julho.

O director clínico recorda que \" José Rocha faleceu devido à falência de vários órgãos vitais , devido a um quadro infeccioso\".



PARTILHAR:

Aviões não aterram em Vila Real

Resultados III Divisão Futsal