Na edição de 2019, a FAN celebra a música de tradição ou inspiração clássica, contando com nove espetáculos, entre os dias 5 a 27 de janeiro, com artistas de três países.

Para o bailado clássico, a grande música de Tchaikovsky estará presente com a peça “A Bela Adormecida”, pelo Russian Classical Ballet. Estarão presentes outras formações de diferente dimensão com um repertorio puramente clássico, como exemplo do Hermes Ensemble e da Orquestra Filarmónica das Beiras, bem como compositores portugueses mais recentes, como o Duo Invicta.  Vocacionado para os mais novos, Hermes Ensemble que dará um “concertinho” para crianças e famílias.

Nesta sua 13º edição, O FAN integrara três momentos com protagonistas locais, podendo assim mostrar um pouco de interesse, bem como a qualidade dos músicos da região. Um dos momentos realizar-se-á logo na abertura do espetáculo, com a Banda à Varanda, projeto esse que convida compositores a escrever peças originais para músicos de bandas filarmónicas e que ocorre em dialogo com a arquitetura dos espaços, neste caso, dos Claustros do antigo Governo Civil.   

Um novo projeto da região, a Banda Sinfónica  Transmontana, banda essa que reúne cinco dezenas de músicos que desenvolveram ou se iniciam na atividade artística na região estará em estreia na semana seguinte, tendo como convidado especial o reconhecido Clarinetista Nuno Pinto. O pianista e compositor vila-realense João Balouta, ira encerrar o ciclo do programa com um espetáculo de musica contemporânea de inspiração clássica.

As componentes internacional e contemporânea do festival são reforçadas com o excelente duo polaco constituído pela pianista Habia Rani e a violoncelista Dobrawa Czocher.

Como não pediria deixar de ser, um brinde ao ano novo  com um porto da Poças Júnior ira anteceder os concertos


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Na terra do fumeiro derrota saborosa do Montalegre

EDP melhora a qualidade de serviço em Rebordelo