A deputada socialista Fátima Pinto vai encabeçar a lista do PS em Vila Real nas próximas eleições legislativas e Paulo Pisco repete a sua candidatura como “número um” no círculo da Europa, disse à Lusa fonte socialista.

Fátima Pinto, deputada de Chaves, vai ser “número um” por Vila Real, depois de o médico e presidente da Sedes, Álvaro Beleza, ter desistido não apenas de ser "número um" neste círculos eleitoral, como também de se candidatar à Assembleia da República nas eleições antecipadas de 10 de março.

Na terceira posição, pelo círculo de Vila Real, lugar que os socialistas consideram elegível, entra o atual deputado Agostinho Santa.

Álvaro Beleza foi ontem anunciado pela Federação Distrital do Partido Socialista como cabeça de lista pelo distrito de Vila Real. A poucas horas da decisão final do Conselho Nacional do PS, Álvaro Beleza diz que depois de refletir não vai aceitar o convite de Pedro Nuno Santos.

Álvaro Beleza mostra-se, no entanto, disponível para colaborar com o partido.

Fátima Correia Pinto nasceu em agosto de 1984.

É mestre em Gestão Empresarial pela UTAD e licenciada em Economia pela Faculdade de Economia do Porto.

Foi administradora Executiva da Empresa Municipal Gestão de Equipamentos do Município de Chaves e vice-presidente da Associação Termas de Portugal.


É atualmente deputada à Assembleia da República."Seria o último dos paraquedistas" – Álvaro Beleza 

O dirigente socialista Álvaro Beleza, que desistiu de ser cabeça de lista às legislativas pelo PS em Vila Real, afirmou hoje que "seria o último dos paraquedistas" e defendeu uma reforma do sistema eleitoral.

Álvaro Beleza prestou declarações aos jornalistas, tendo ao seu lado Francisco Assis, à entrada da sede nacional do PS, em Lisboa, antes da reunião da Comissão Política Nacional em que serão aprovadas as listas de candidatos às eleições legislativas antecipadas de 10 de março.

Interrogado sobre por que motivou desistiu de encabeçar a lista do PS no círculo distrital de Vila Real, o médico e presidente da associação Sedes respondeu: "Por uma razão muito simples, porque eu defendo causas há muitos anos e somos homens livres de convicções".

"Uma das causas que eu defendo há muitos anos é a reforma do sistema eleitoral com círculos uninominais, aproximando os eleitos dos eleitores, eleições primárias nos partidos. Portanto, como é evidente, seria o último dos paraquedistas – até porque não gosto de andar de avião, também", afirmou.

Por outro lado, segundo Álvaro Beleza, "é preciso dar lugar aos mais novos".

"Estou muito orgulhoso de pertencer a este partido e muito grato por nesta minha idade ter estes convites, poder ser deputado, mas acho que tomei a decisão correta, porque gosto de dormir com a consciência tranquila e compreendo a reação dos meus camaradas de Vila Real. E eu tudo farei sempre para que um dia os cidadãos escolham os deputados da sua terra", acrescentou.

Álvaro Beleza considerou que em Portugal os eleitores escolhem pouco os deputados. "E isto que se passa nas listas dos partidos, como se vê, mais uma vez, só me dá razão. É preciso melhorar o sistema eleitoral", defendeu.

O dirigente socialista expressou o desejo de que, "nos 50 anos do 25 de Abril, mais do que discursos, se pensasse numa reforma do sistema eleitoral, que deve ser feita com um acordo ao centro dos vários partidos do regime".

Para o lugar de cabeça de lista do PS no círculo de Vila Real, que tinha sido atribuído a Álvaro Beleza, entrou hoje, em sua substituição, a deputada Fátima Pinto, de Chaves.

Francisco Assis, que preside atualmente ao Conselho Económico e Social (CES) e vai encabeçar a lista do PS no círculo do Porto, declarou que se reconhece inteiramente nas palavras do seu amigo Álvaro Beleza e nada mais quis acrescentar.




PARTILHAR:

Autarca de Vila Pouca de Aguiar substituído por Ana Rita Dias

Isabel Ferreira cabeça de lista do PS por Bragança