A Feira das Cebolas, evento com mais de sete séculos de história, está de regresso a Vila Pouca de Aguiar nos dias 24 e 25 de setembro.

Reconhecida como uma das feiras rurais mais antiga de Portugal, esta celebração anual é um verdadeiro tributo às tradições agrícolas da região, reunindo cerca de cinquenta produtores de cebola que trazem consigo o melhor da colheita e o orgulho de gerações dedicadas ao cultivo da terra.

Ao longo de dois dias, tem a possibilidade de mergulhar numa autêntica experiência rural e vivenciar a magia deste ambiente: contactar diretamente com os produtores locais, apreciar as grandes tranças de cebolas, comprar outros produtos como hortícolas, licores, fumeiro, compotas: o melhor dos sabores transmontanos. Além disso, o tão aclamado caldo de cebola, preparado segundo as receitas tradicionais, será servido em tasquinhas de associações e restaurantes associados locais, assim como petiscos de cebolada, pataniscas, feijoada, peixe de escabeche e outras iguarias, proporcionando uma viagem pelos sabores da gastronomia transmontana.

Este evento tem outras experiências das quais pode usufruir: o programa começa no fim de semana antecedente à feira com a tradicional corrida de cavalos na pista do complexo desportivo e outras atividades. Nos dias 24 e 25, acontecem a desfolhada tradicional, o concurso da maior cebola, o concurso pecuário e chegas, assim como o teatro de rua e o tradicional baile das cebolas.

Participar na tradicional Feira das Cebolas de Vila Pouca de Aguiar, é sentir a verdadeira alma de Trás-os-Montes, onde cada detalhe, desde o aroma do caldo de cebola, a azáfama dos produtores que vêm das aldeias, até à adrenalina da corrida de cavalos, conta uma história de resiliência, trabalho árduo e amor pela terra.

Coincidente com o Dia Nacional da Sustentabilidade – 25 de setembro – este ano, não perca a oportunidade de fazer parte de um dos eventos mais emblemáticos de Portugal e vivencie dois dias inesquecíveis, repletos de tradições agrícolas e sabores autênticos.



Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Festival Circ'Bô dfoi adiado

Comunidade mobiliza-se para reconstruir casa em Vila Pouca de Aguiar