A mais antiga feira do Nordeste Transmontano, a de São Pedro, em Macedo de Cavaleiros, aposta este ano na sensibilização ambiental com as primeiras ações para banir os copos de plástico do recinto, anunciou hoje a organização.

O certame anual tem a próxima data marcada para a semana entre 29 de junho e 06 de julho com a novidade de este ano incluir uma campanha de sensibilização ambiental, como adiantou Paulo Moreira, presidente da Associação Comercial e Industrial de Macedo de Cavaleiros.

A representante dos empresários organiza a feira junto com a Câmara Municipal e apresentaram hoje o programa para a edição deste ano com destaque para a campanha “Stop ao uso do plástico”.

A organização vai disponibilizar copos personalizados que os visitantes podem adquirir e usar para beber, tentando acabar com os múltiplos copos de plásticos usados, nomeadamente para as bebidas nos espetáculos.

A Feira de São Pedro de Macedo de Cavaleiros conta 36 anos e este ano volta ao formato dos “sete dias, oito noites”, depois de em anos anteriores ter sido encurtado, como informou o presidente da Câmara, Benjamim Rodrigues.

A autarquia entende que o certame ainda tem espaço para crescer e reiterou a intenção de “a curto, médio prazo aumentar a nave central” do Parque Municipal de Exposições, onde decorre a feira.

O município estima que sejam investidos “à volta de 200 mil euros”, 140 mil dos quais no cartaz de espetáculos e animação, segundo o vice-presidente da autarquia, Pedro Mascarenhas.

As noites da feira serão preenchidas com “nomes ao gosto dos jovens” como Diabo na Cruz, Blaya, David Antunes, Toy, Claudia Martins e Minhotos Marotos, Capicua, Richie Campbel, além da noite da rádio local Onda Livre, com música popular.

Pedro Mascarenhas acredita que “os jovens quando querem ver um artista deslocam-se e levam os pais”.

Com um novo logótipo todos os anos alusivo às origens, em que sobressai a espiga e roda dentada, símbolo da indústria, a feira que é também festival de música terá ainda animação durante o dia e um programa cultural e desportivo.

O presidente da associação comercial, Paulo Moreira, espera “na ordem de 100 mil visitantes” e “entre 200 a 220 expositores” de diferentes setores de atividade.

“Querem que a feira de São Pedro volte a trazer mais-valia ao território, mais gente, é conhecida a nível nacional e internacional e, para que não cair no desuso e numa rotina, tudo faremos, a nível empresarial, para a dinamizar”, afirmou.

Uma das medidas para esta edição é a redução do preço do metro quadrado para os expositores, “para que seja mais apelativo às empresas participar e exporem os seus produtos”.

A gastronomia regional está também presente no evento com quatro tasquinhas de petiscos e vários restaurantes.


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Politécnico critica concentração de investimento público no litoral

Acidente entre duas viaturas provoca um ferido