Organização prevê que ao longo dos três dias de certame sejam comercializadas mais de 20 toneladas de enchidos, num volume de negócios superior a 400 mil euros.

 

A cidade flaviense volta a receber mais uma edição da mostra “Sabores de Chaves - Feira do Fumeiro” de 29 a 31 de janeiro. Naquele que é considerado por muitos como um  dos maiores eventos gastronómicos do norte do país, o fumeiro será, novamente, o grande protagonista. O evento, apresentado a 18 de janeiro, em conferência de imprensa, é organizado  pela empresa Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso, em parceria com o Município de Chaves. De acordo com a organização, ao longo dos três dias prevê-se que sejam comercializadas mais de 20 toneladas de enchidos, num volume de negócios superior a 400 mil euros. Naquela que já é a 11ª edição de uma mostra que começa a ser uma referência ao nível do roteiro gastronómico nacional, os objetivos principais, mais do que proporcionar aos expositores a venda pontual dos seus produtos, passam por angariar clientes para o ano inteiro e criar novos canais de comercialização.
De salientar que o certame vai contar com a participação de 76 expositores distribuídos em 96 stands, dos quais 33 serão agroalimentares, 41 de artesanato e 2 institucionais, tendo duplicado a área de exposição, passando de mil metros quadrados em 2015 para o dobro este ano.
Após onze anos consecutivos a criar uma dinâmica muito própria, consolidando e aprimorando aspetos técnicos ao longo das várias edições, aos enchidos concebidos de forma artesanal, juntam-se o famoso presunto, os conceituados Pastéis de Chaves e o Folar de Chaves, entre muitos outros sabores locais. O artesanato também estará presente no evento, tendo sido, este ano, alargadas as inscrições à área de intervenção do Turismo Porto e Norte. 

 



PARTILHAR:

Presidente da Associação Académica reeleito na UTAD

Feira de Fumeiro de Montalegre, de 21 a 24 de janeiro.