Num concelho onde o sector da extracção e da transformação de granito dá emprego directo a mais de 2 mil pessoas, o certame reveste-se de extrema importância, como refere Marcelino Rodrigues, presidente da Associação Empresários do Granito.
Depois da grave crise provocada pelo granito chinês, o sector em Vila Pouca de Aguiar começa a sair da recessão, sendo o mercado espanhol aquele que procura a produção do concelho.

Marcelino Rodrigues lamenta no entanto que a constante subida do preço do combustível esteja a penalizar o sector do Granito.

A Associação de Empresários do Granito está conjuntamente com as autarquias de Sabrosa, Vila Real e Vila Pouca de Aguiar a elaborar um plano que pretende criar uma zona cativa de extracção de granito na Serra da Falperra, um processo que está a ser mais complicado do que inicialmente previam os empresários.

São três os tipos de granito existentes no concelho de Vila Pouca de Aguiar, o granito de Pedras Salgadas o mais conhecido internacionalmente, o granito amarelo da Falperra, e o granito cinza de Telões.

A feira do granito de Vila Pouca de Aguiar vai decorrer de sexta dia 22 de Junho a domingo 24, contando para além da mostra do granito com animação, cujo cartaz apresenta Herman José, Desert e o grupo vilarealense Impacto. Na tarde de domingo o destaque vai para o cortejo etnográfico.



PARTILHAR:

Para servir o Alto Tâmega

Caloira praxada ganha batalha