O Ginásio Clube de Vila Real (GCVR) vai alertar cerca de 300 crianças do concelho para a problemática do bullying e tentar evitar casos de violência psicológica e física semelhantes aos que ocorreram este ano em algumas escolas. «Tratar do bullying a brincar nas férias para que não aconteça em tempo de aulas» é o tema da iniciativa que o GCVR iniciou ontem e que decorre até à próxima semana.
Cerca de 300 crianças, entre os 6 e os 16 anos, vão assistir a uma curta-metragem, feita pelos atletas há cerca de um ano e que aborda a problemática da violência na escolas. A ideia é passar a mensagem do que seria eles sofrerem, porem-se no papel dos que sofrem bullying.
Desta forma, se se aperceberem nas suas escolas de que algo está mal, pelo menos já sabem como agir\", explicou o coordenador técnico do GCVR, Paulo Vilela. Depois de ver o filme, Alex, de 12 anos, aprendeu que quando vir alguém a bater ou a ameaçar num colega, deve \"chamar a atenção da escola e dos pais\" ou então \"ajudar esse colega\".
O presidente do GCVR, Adriano Sousa, explicou que a iniciativa se insere nas férias desportivas e tem como objectivo abordar, de uma maneira \"divertida\" mas \"objectiva\", um problema que é \"sentido na pele por muitas crianças\" e que é \"traumatizante\".
Todos os anos, segundo o responsável, o GCVR tenta introduzir no período de férias um tema que não seja desportivo.