O Conselho Luso-Americano para Liderança nos Estados Unidos (PALCUS, na sigla em inglês) elegeu como novo presidente o gestor Fernando Gonçalves Rosa, que exercia o cargo interinamente desde novembro de 2009.

Em declarações à Lusa, Gonçalves Rosa, que era vice-presidente da anterior direção, afirmou que a eleição, na quinta feira da semana passada, foi \"um voto de confiança para continuar a caminhar na defesa dos interesses portugueses\" junto do Senado e do Congresso norte-americano, em Washington DC.

Fundado em 1991 na capital norte-americana, a PALCUS intervém junto dos órgãos do poder americano em apoio de assuntos de interesse para as comunidades luso-americanas, tendo desempenhado papel relevante na adesão de Portugal ao programa de supressão de vistos (\"visa waiver\") para entrada nos Estados Unidos.

Recentemente, viveu dificuldades financeiras, que levaram ao lançamento de uma campanha de recolha de fundos através da criação do \"Council 100\", que reúne doadores luso-americanos, empresas ou indivíduos.

Natural de Montalegre, Trás-os-Montes, Fernando Gonçalves Rosa reside desde finais da década de 1960 nos Estados Unidos, onde se formou em contabilidade na Connecticut State University, prosseguindo depois uma carreira ligada ao ramo imobiliário.

Esteve ligado a diversas associações das comunidades, a par da organização privada sem fins lucrativos de apoio às pequenas e médias empresas Hartford Economic Development Corporation (HEDCO).

Na última reunião da direção da PALCUS, foi ainda confirmada a realização da 14ª Gala da associação na Universidade de Dartmouth (Massachussetts) a 23 de outubro de 2010, durante a qual serão atribuídos os prémios anuais.

Entre as participações confirmadas está a do presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, segundo adiantou o novo presidente da PALCUS.



PARTILHAR:

Natural de Montalegre

Corrupção em licenciamentos