A 20ª Feira de Alheira de Mirandela, que se realizou durante este fim de semana, ficou marcado pela enchente de visitantes. Nestes três dias Mirandela celebrou uma das iguarias mais famosas do país, a alheira, numa feira que acolheu cerca de 70 expositores, onde não faltaram espaços de venda de artesanato e produtos da terra.

Na abertura esteve presente Luis Medeiros Vieira, secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, onde teve oportunidade de sublinhar “a afirmação destes produtos é maior forma de criar emprego no interior”, como forma de “fixar pessoas e trazer retorno económico”.

A alheira, uma das 7 maravilhas de Portugal, afirmou-se nestes 20 anos de feira, como o produto de excelência e segundo Júlia Rodrigues, autarca de Mirandela “A alheira é um produto alavanca para o concelho e para toda a região”.  Júlia Rodrigues mostrou-se satisfeita com a enorme enchente que durante os 3 dias esgotou a hotelaria e mexeu com a cidade.

Depois da intervenção da ASAE, a alheira ficou mais protegida e deu mais confiança aos consumidores que afluíram ao Parque do Império que este ano contou com um pátio da restauração e animação, onde os visitantes puderam usufruir e degustar da rica gastronomia mirandelense e assistir a diversos showcookings.

A Alheira de Mirandela como produto reconhecido e várias vezes premiado e com Indicação Geográfica Protegida, foi com naturalidade que viu agora criada uma Confraria da Alheira de Mirandela para valorização e defesa de um produto ex-líbris da gastronomia.

A entronização teve lugar durante a Feira da Alheira e nela participaram 41 confrades entre eles os mirandelenses Sobrinho Teixeira, José Silvano.


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Rui Santos autarca de Vila Real acusa CNE de censura

Vila Real não aceita para já competências na saúde e proteção animal