A cereja, imagem de marca da agricultura de Alfandega da Fé, dá o mote para quatro dias de festa no concelho, em junho, num certame onde marcarão presença 80 expositores, informou hoje fonte daquela autarquia transmontana.

"A cereja está em fase de maturação e se as condições climatéricas se mantiverem estáveis, vamos ter fruto em quantidade e qualidade", disse à Lusa o vice-presidente da Câmara de Alfândega da Fé, Eduardo Tavares.

A Festa da Cereja, certame com cerca de quatro décadas de existência em Alfândega da Fé, no distrito de Bragança, vai decorrer entre os dias 07 e 10 de junho, apresentando um programa social, económico e cultural.

"A cereja vai estar em destaque com o ’Prémio da Melhor Cereja’ para distinguir e valorizar os produtores de cereja de Alfândega da Fé e há muitas outras novidades", adiantou o autarca.

Para a edição deste ano, o espaço dá relevo aos produtos locais, com montras personalizadas e mais atrativas.

"Queijo e fumeiro, azeite, frutos secos, doces e compotas tradicionais, aromáticos e turismo vão ser as áreas temáticas em destaque num espaço coberto com 2.100 metros quadrados", referiu Eduardo Tavares.

A autarquia pretende dar ênfase ao que de melhor se faz no concelho e proporcionar aos visitantes uma melhor experiência na Festa da Cereja.

"Os expositores que anualmente marcam presença no certame terão os seus espaços renovados numa festa que quer dinamizar o seu potencial económico", garante a organização.

A gastronomia vai estar em destaque com o projeto Alfândega da Fé à Mesa, através do qual os visitantes poderão apreciar pratos típicos, como a caldeirada de cabrito e cordeiro grelhado na brasa, nos restaurantes e tasquinhas presentes no recinto, bem como nos restaurantes locais aderentes à iniciativa.

A pecuária estará também presente no certame como o Encontro de Pastores e mostra de ovinos e caprinos.

Para os mais novos e famílias, a organização apostou em oficinas de criatividade, mas há também ‘showcooking’ e animação, como atuações de grupos locais e com o ‘Free Style’ de Motos, que regressa à Festa da Cereja.

No campo lúdico, na edição deste ano terá lugar o primeiro Encontro de Bombos, esperando-se mais de uma dezena de grupos para fazerem ecoar o estridente som dos bombos.

Está também prevista a presença de os Minhotos Marotos, Per7ume, DAMA e Cuca Roseta, entre outros artistas.



PARTILHAR:

Festival do Vinho de 17 a 19 de Maio em Foz Côa

Protocolo para concretização do projeto "Música nos Bairros"