Os sabores e outros atrativos da montanha são a proposta para o fim de semana prolongado no município transmontano de Alfândega da Fé, com diversas experiências gastronómicas e ao ar livre, divulgou hoje o município.

Há cinco anos que a aldeia de Sambade, na serra de Bornes, recebe a Festa da Montanha dedicada aos produtos locais de outono e inverno, como a castanha ou os cogumelos e as paisagens típicas da época.

Durante três dias, entre sexta-feira e domingo, o fim de semana prolongado será preenchido com exposições, culinária, percursos pedestres, oficinas de artesanato, literatura e caça.

O certame “tem uma forte componente gastronómica, em que vai estar em destaque o cabrito serrano DOP (Denominação de Origem Protegida) desta região, contando mais uma vez com a participação do chefe Marco Gomes na preparação dos menus que vão ser apresentados na Festa”, como divulgou a autarquia.

Além da culinária e da animação musical, quem quiser pode aventurar-se no percurso pedestre “Trilhar Concelhos” e percorrer a montanha.

O CIT – Centro de Interpretação do Território, localizado em Sambade, abre portas à oficina de cestos em escrinho, confecionados com silvas.

No mesmo espaço há exposições sobre este território do distrito de Bragança, que retratam a perspetiva dos pastores.

O auditório da Junta de Freguesia vai receber a apresentação de dois livros, de autoras locais, e os adeptos da caça têm uma montaria ao javali que termina com um leilão das peças.

O fim de semana tem ainda espaço para o debate sobre o fruto da época, a castanha, e o tradicional magusto com um convívio que junta animação, cultura e atividades para toda a família.

O programa inclui também a possibilidade de apanhar cogumelos durante passeios pedestres, passeios de burro e contos à lareira.



PARTILHAR:

Tribunal mantém penas de prisão no processo das cartas de condução.

Vinhais abre festas de inverno com a cabra e o canhoto em Cidões