Depois da polémica instalada com as declarações de José Cid, chegou a vez do povo de Trás-os-Montes demonstrar com atos e não palavras a força do orgulho em se ser transmontano.

 

A edição 2016 da Festa da Cereja de Alfândega da Fé abriu portas a 9 de junho, mas só ontem foi inaugurado, oficialmente. A cerimónia, que teve lugar pelas 11 horas, contou com a presença de Helena Freitas, Coordenadora da Unidade de Missão para a Valorização do Interior.

Num ano em que as quebras de produção de cereja são significativas e em que se registou um atraso na maturação do fruto, esta festa, em particular, traz as primeiras cerejas de época a Alfândega da Fé.

Naquela que é uma das mais antigas Festas temáticas do Nordeste Transmontano e que se tem vindo a afirmar como espaço de valorização e promoção do território e da sua identidade, esta é uma Festa que não se faz só de cereja e atrativos não faltam. Entre as Tasquinhas, o artesanato, produtos locais, animação e uma programação bastante diversificada tornam a Festa da Cereja de Alfândega da Fé numa verdadeira montra do concelho.

À cereja juntam-se os queijos, os enchidos, azeites, ervas aromáticas, produtos silvestres, compotas ou licores e até um Vinagre de Cereja, uma das novidades lançadas esta edição pela Cooperativa Agrícola de Alfândega da Fé.

O destaque de hoje, para além da Festa do Orgulho Transmontano, obviamente, vai também para a II edição do Encontro de Pastores. A iniciativa, que conta com a parceria de associações do sector como a ANCRAS e a ANCOTEQ, inclui um Concurso de Ovinos e Caprinos e uma Mostra de Cão de Gado Transmontano. “Pretende-se, assim, aproximar a Festa do mundo rural, dando a conhecer atividades e sectores que muito contribuem para a dinamização da economia local”, refere a autarquia alfandeguense, em comunicado.

A Festa da Cereja concentra grande parte das atividades no Parque Municipal de Exposições. É por lá que passam os grupos culturais concelhios, responsáveis pela grande maioria da animação e é, também, onde se realizam os espetáculos musicais. A cantora Romana subiu ontem ao palco e, hoje, dia 11 de junho, a noite é transmontana com os Galandum Galundaina e Roberto Leal a darem voz ao orgulho de ser transmontano.

Mas a festa continua pela noite dentro no palco secundário, instalado numa tenda multiusos, onde irão atuar Carolina Torres e Performance Freak Out.

Amanhã, domingo, será a vez do Piquenicão da Cereja do Tio João trazer alegria aos mais velhos que o acompanham durante a semana no programa radiofónico que apresenta.
 

 



PARTILHAR:

Português ferido gravemente em choque frontal na estrada de Verin

Festival de APA invadiu o IPB de criatividade