Quatro palcos, djs e esplanadas em plena zona histórica lembraram aos brigantinos que é possível um dinamismo central e que este deveria ser uma constante nos fins de semana de julho e agosto.
Este sábado à noite viveu-se em pleno centro histórico a Festa Verão Bragança. Organizada pelo município, esta iniciativa conseguiu reunir na zona mais central da cidade milhares de pessoas, gerando um dinamismo como há muito não se via na Capital do Nordeste.
Ao que o Diário de Trás-os-Montes conseguiu apurar, em conversas que manteve ao longo da noite com vários brigantinos presentes na festa, esta “invasão” ao centro histórico encheu novamente de esperança os munícipes no sentido de que, no futuro, este tipo de movimento noturno possa regressar ao coração da cidade, mais que não seja nos fins de semana do “Querido Mês de Agosto”.
“Isto devia acontecer muitas mais vezes, sobretudo, durante o mês de julho e agosto. Podiam fechar o trânsito aos fins de semana e com dois ou três palcos espalhados pelo centro isso iria certamente trazer um novo pulmão e uma nova vida a esta cidade”, sustentou Filipe Rodrigues, de 27 anos, natural de Bragança, naquela que foi uma opinião partilhada por muitos mais entrevistados.
Quanto à festa em si, o espetáculo de videomapping na Praça da Sé foi o verdadeiro protagonista, o atrativo maior que compassou o ritmo de uma animação constante providenciada pela ex-modelo, atriz e apresentadora, Isabel Figueira, que esteve aos comandos do gira-discos, acompanhada por meia dúzia de animadores, autênticas personagens futuristas, disfarçadas de alienígenas e cuspidores de fogo malabaristas.
Para além do palco principal localizado em frente à igreja da Sé, uma festa que se pretendia eclética estendeu-se por entre outras artérias centrais da cidade como a Praça Camões, a Rua da República e a Rua Alexandre Herculano, cada zona com direito a seu palco ou cabine de som, onde os djs diferenciavam os espaços pelo estilo de música que misturavam, na tentativa de agradarem a públicos distintos.
“A Festa Verão Bragança vai ser, diria eu, uma festa de arromba no centro histórico da cidade com vários palcos instalados e uma novidade que é o videomapping que vai acontecer ao longo da noite pelo menos três vezes e que irá permitir que as pessoas usufruam do centro de forma diferente dentro daquilo que é o espírito de dinamização da zona histórica e da própria promoção da cidade, também sob o ponto de vista turístico e económico”, vaticinou o presidente da Câmara Municipal, adivinhando o sucesso da segunda edição da Festa Verão Bragança horas antes desta ter início. De acordo com Hernâni Dias, esta iniciativa, entre outras que ocorreram este fim de semana como o Fly-In Careto Air Show, a Feira do Cordeiro em Coelhoso, a IV Feira do Azeite e do Pão em Macedo do Mato e a prova do Campeonato Nacional de Trail, insere-se numa estratégia de comunicação mais ampla delineada pelo município brigantino e que consiste na valorização e consequente promoção do território nordestino.