A segunda edição do festival Aqua Wine Fest realiza-se entre 28 e 29 de junho, em Chaves, para fomentar negócios e promover o vinho e a água da região do Alto Tâmega e Barroso, foi hoje anunciado.

“A nossa expectativa é duplicar o número de visitantes, atrair os nossos vizinhos espanhóis e transformar este espaço não apenas num local de exposição, mas também num ponto de ‘networking’ e fomento de negócios e parcerias estratégicas” afirma hoje, citado em comunicado, Ramiro Gonçalves, primeiro-secretário executivo da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT).

Nesta segunda edição, que acontece na cidade de Chaves, no distrito de Vila Real, marcam presença 27 produtores e engarrafadores de vinhos de Denominação de Origem Protegida (DOC) Trás-os-Montes e Regional Transmontano, bem como de referências produzidas na região sob o selo dos vinhos verdes, e três empresas que exploram água na região: o Super Bock Group, as Águas de Carvalhelhos e as Águas Campilho Vidago.

“O nosso objetivo é claro: crescer, consolidar e, a curto prazo, estabelecer este evento como uma referência incontornável na região. Este ano, ampliámos o horário e aumentámos a oferta de produtores, demonstrando o nosso compromisso com a evolução contínua e o fortalecimento do setor,” salienta Ramiro Gonçalves.

A organização espera receber 3.000 visitantes em 2024, duplicando o número da edição de estreia em 2023, que se realizou em Valpaços.

O responsável adianta que a valorização da excelência dos produtos endógenos é um dos grandes objetivos deste evento, que quer ajudar “os produtores a comercializarem os seus produtos através de cadeias curtas de distribuição e mercados de proximidade”.

“É intenção sensibilizar os profissionais da restauração para darem preferência aos nossos vinhos e águas nos seus estabelecimentos”, acrescenta.

Nesse sentido, refere ainda, será disponibilizado no Posto de Turismo do Alto Tâmega e Barroso “um espaço de networking para encontros e provas de vinhos entre profissionais da restauração e produtores”.

O evento, segundo a CIMAT, reforça o compromisso em “promover os produtos locais e dinamizar a economia regional, proporcionando uma plataforma de divulgação e interação entre produtores, restauração e consumidores”.

Durante os dois dias de evento, os visitantes poderão provar vinhos, águas e a gastronomia típica da região.

O Aqua Wine Fest é um evento de caráter anual que decorrerá alternadamente em Valpaços e Chaves, municípios que detêm a maior parte da produção vitivinícola do território do Alto Tâmega e Barroso.

A CIMAT agrega ainda os concelhos de Boticas, Montalegre, Ribeira de Pena e Vila Pouca de Aguiar.



PARTILHAR:

Viticultores do Douro tentam arranjar compradores para a uva antes da vindima

IP avança com a obra para a reposição da circulação no IP4 perto de Vila Real