O ““Festival do Careto – Onde a magia acontece” que se realiza em Podence (na Eira do Careto), Macedo de Cavaleiros, de 28 a 30 de julho, junta a Música Tradicional Portuguesa com a tradição ancestral dos “Caretos de Podence”, com as praias do Azibo como pano de fundo numa época em que costuma estar cheio de veraneantes.
Organizado pela Associação de Caretos de Podence, aldeia do território UNESCO, em colaboração com a Junta de Freguesia e Câmara Municipal, pretende dar uma nova oportunidade à aldeia, numa lógica de sustentabilidade da atividade turística, como exemplo das tasquinhas e alojamento e o comercio local. Colaboram também os Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros que comemoram cem anos. Sendo este festival um dos eventos das comemorações.
O objetivo do “Festival do Careto” passa por divulgar as tradições do Entrudo Chocalheiro e dar a conhecer o território, aproveitando a beleza natural da barragem do Azibo que nesta altura do ano é o principal ponto de atração de Trás-os-Montes numa simbiose que ganham todos.
Durante 3 dias haverá animação de rua com atividades para todos os gostos, sempre em torno deste património imaterial, culminando com 3 concertos noturnos onde se podem escutar várias bandas de música tradicional.
Concertos:
Abertura do Festival do Careto, dia 28, Daniel Pereira Cristo, é um músico, multi-instrumentista e cantador português. Venceu o Prémio Carlos Paredes 2018 com o albúm a solo Cavaquinho. Dar nota que no primeiro dia vamos ter três grupos em palco, Al-iKorda e Xukalhos.
No segundo dia do Festival do Careto, a 29 de julho, abertura com um dos grupos mais emblemáticos da Música Tradicional Portuguesa “Pé na Terra”, e Bloco de Caos, banda brasileira em torne pela Europa.
No último dia, 30 de Julho, os consagrados “Galandum Galundaina” como expoente máximo da cultura mirandesa e os “Zíngarus”, uma banda cuja essência e sonoridade se baseia na fusão entre o rock e a música popular/tradicional portuguesa.
Para quem deseja passar uns dias acampado na praia do Azibo com acesso direto ao festival vai ter um parque de campismo disponível.
Durante os 3 dias haverá tasquinhas com gastronomia transmontana e atividades para crianças, caminhadas, passeios de barco, workshop d dança entre outras.