O Festival Português, que teve lugar no passado fim de semana em Provincetown, Cape Cod, uma das áreas de Massachusetts que mais turistas atrai durante o verão, foi palco para um desfile de costumes e tradições portuguesas.

A 56ª cerimónia da Bênção dos Barcos, que teve lugar no passado domingo, vem gradualmente sendo transformada num autêntico festival português que vem crescendo anualmente e que pode ser um dos maiores cartazes turísticos daquela ponte do Cape Cod e porque não dizê-lo, de toda a região.
Se Portugal se viu representado pelo colorido dos trajes regionais da juventude dos ranchos folclóricos do Clube Social Português de Pawtucket, RI; Danças e Cantares do Clube Juventude Lusitana, Cumberland, RI; Alto Minho, Norwood, Mass., que desfilaram pela Commercial Street, ladeada por milhares de pessoas, pode ser ainda mais se levarmos a Provincetown os bonitos carros
alegóricos que desfilam na parada do Dia de Portugal/RI e Bodo de Leite das Grandes Festas em Fall River.
Temos uma imensidade de atractivos para poder projectar os nossos costumes e tradições numa área que à priori está repleta de turistas que se deliciam com as belas praias de Provincetown.
A actuação dos ranchos em pleno centro daquela cidade piscatória, mesmo ao lado do ³City Hall² foi reviver de um quadro de uma típica vila beirã, quando no largo principal o folclore era rei e senhor para satisfação dos ali residentes.
Em Provincetown os ranchos actuaram para gente de todos os EUA e além fronteiras. Deliraram com a rapidez e certeza de movimentos dos mais jovens aos menos jovens.
Viam-se bandeiras portuguesas por todo o lado e em plena Commercial Street confeccionavam-se malassadas na ³Portuguese Bakery².
Mas voltando à parada, lá estavam para completar o ramo bem português em Provincetown as bandas de Santo António, Fall River e Senhor da Pedra, New Bedford.
³Vamos tentar aumentar anualmente este festival², disse Liliana de Sousa, antiga funcionária da TAP, que desenvolveu todos os contactos com a representação bem portuguesa no seio de um festival já entregue a segundas e terceiras gerações de portugueses, mas que mantêm o orgulho da sua etnia.
O presidente foi Don Murphy, fazendo ainda parte além de Liliana de Sousa, Paul Silva, Susan Avellar, Susan Cook, Cathy Henrique, Maureen Hust, Lori Mead, Steve Roderick, Paul Seeley, Mark Silva.
Fazemos votos para que Liliana Sousa se mantenha dentro da comissão e que continue a ver o ³PT², que lhe vai dar grandes ideias para fazer desfilar pela Commercial Street. Temos por exemplo as marchas de São João do Clube Juventude Lusitana, Amigos da Terceira e Cambridge.
Mas ainda houve mais ali por Provincetown em que se falava português. Assim, lá tivemos em actuação Catarina Avelar, Jeremias Macedo, Vasco Benito Garcia, Nélia, Célia Maria, os conjuntos ³Faith², duo ³Pro-Mix², concerto pele banda de Santo António, Cambridge, Mass; grupo folclórico madeirense do SS.
Sacramento, de New Bedford.
Como se pode ver e se o leitor este ano não esteve presente, para o ano fique atento que vamos começar a falar no assunto mais cedo.
O Festival Português do Cape Cod é além do mais uma forma de projecção dos nossos costumes e tradições.
Se fazer desfilar uma banda de música ou um rancho folclórico em Cumberland, Pawtucket, East Providence, RI ou em Fall River, New Bedford, Cambridge, Mass. é absolutamente normal, dada a alta percentagem de portugueses e luso-americanos residentes naquelas áreas.
Mas fazê-lo em pleno Cape Cod para milhares de turistas oriundos de todos os EUA é histórico.



PARTILHAR:

Sondagem

Costumes e tradições portugueses desfilam perante milhares de pessoas